União Brasileira de Mulheres realiza encontro estadual no RN

Ampliar a organização e atuação das mulheres no Estado do Rio Grande do Norte. Foi com esse objetivo, que a União Brasileira de Mulheres – UBM/RN, realizou um expressivo ato de rearticulação da Entidade no Estado, nesta quinta-feira (03), na Sede do Sindi

A articuladora Estadual da UBM, Lucinete Costa, explica que o Encontro foi, também, uma oportunidade para as mulheres discutirem seu papel e condição na sociedade para que a entidade, fortalecida, possa influir nas políticas públicas. “No encontro avaliamos a mulher no poder, a atual conjuntura política em que vivemos e outros temas relacionados às mulheres”, esclareceu.



A entidade, que tem o propósito de articular e organizar as diferentes lutas das mulheres, pretende fortalecer a bandeira da valorização e redução da jornada de trabalho, das Reformas Democráticas e da aplicação da Lei Maria da Penha.



Na avaliação de Lucinete, as mulheres conquistaram direitos, são mais respeitadas na sociedade, mas o movimento de mulheres precisa se fortalecer para que a almejada condição social de direitos iguais seja plena. Segundo ela, as mulheres ainda são discriminadas no mercado de trabalho, seja no acesso a determinados cargos, como os de chefia, seja no salário recebido, que nem sempre é no mesmo nível do oferecido aos homens que exercem a mesma função.



Além da Articuladora da UBM no Estado, Lucinete Costa, o Ato contou com a presença da notória feminista baiana, coordenadora nacional da Entidade e diretora da revista Presença da Mulher, Liége Rocha, do Presidente Estadual do PCdoB, Antenor Roberto, do Secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária e Vice-Presidente Estadual do PCdoB/RN, Canindé de França, da Secretária Municipal de Educação, Justina Iva, da Secretária Municipal de Saúde, Aparecida França, da Articuladora Territorial do Trairí, Eleonora Barreto, da militante histórica da UBM no RN, Joana Dar’c Leite, do ex-vereador de Natal, George Câmara, do secretário de movimentos sociais do Partido, Erivelton Macedo, do secretário de organização do PCdoB, Carlos Albérico de Medeiros, entre outras representações de 11 municípios norte-rio-grandenses.



O Presidente Estadual do PCdoB, Antenor Roberto, centrou sua fala na necessidade de a mulher se preparar para ocupar o espaço de poder na política, hoje eminentemente masculino, e da construção de uma consciência social para romper com valores tradicionais que discriminam as mulheres brasileiras, trabalhadoras que aspiram a plena cidadania. “A Mulher precisa sair do papel de coadjuvante para partilhar com o homem o espaço da Política e do Poder”, afirmou.



Ao destacar o importante papel da UBM na busca por maior atuação das mulheres nos movimentos sociais, na política e no mercado de trabalho, o secretário de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária e Vice-Presidente Estadual do PCdoB no RN, Canindé de França, levantou a necessidade de avançar na conquista de uma maior participação política das mulheres nos espaços de poder. Ele ressalta a posição do PCdoB e seu empenho diante das questões emancipacionistas. “A UBM tem uma orientação política que se traduz muito na visão de sociedade justa e igualitária e que vem de encontro com a orientação política que o PCdoB tem para as lutas gerais e a posição do Partido e seu empenho diante das questões emancipacionistas”.



Após a realização das mesas de debate e da apresentação cultural da Quadrilha Estilizada do município de Japi, foi declamada uma poesia de saudação às Mulheres Militantes pela Técnica Agrícola Luciana, e eleita a nova Coordenação Estadual, uma coordenação colegiada composta por 06 membros e um Conselho Fiscal: Eleonora Barreto, Joana Dar’c Leite, Aparecida, Lucinete Costa, Maria Navegantes, Andréa Gurgel.


 


O que é a UBM


 


A União Brasileira de Mulheres – UBM – é uma entidade nacional , apartidária e sem fins lucrativos, fundada em 1988, que congrega mulheres na luta conta a discriminação de gênero, racial, religiosa ou de qualquer natureza, estando voltada para a defesa dos direitos e reivindicações das mulheres, que luta contra a opressão da mulher e por sua emancipação.



A entidade trabalha pela união e participação da mulher ao lado de demais segmentos da sociedade na luta pela soberania nacional, pelos direitos sociais, por um Brasil cidadão e de igualdade social e de gênero, livre de toda opressão e exploração.



De Natal, Jana Sá.