Sem categoria

Perpétua Almeida cobra pressa na votação do Estatuto do Índio

“A natureza é maior que qualquer dinheiro”. A frase, estampada na camiseta dos indígenas, marcou manifestação no Salão Negro da Câmara Federal, em Brasília, na manhã desta quarta-feira (16), que faz parte da programação da Semana Abril Indígena. A depu

A deputada acreana foi bastante aplaudida por representantes de mais de 200 etnias de todo Brasil, quando cobrou da Mesa Diretora o envio do estatuto ao plenário. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) reagiu prontamente, se comprometendo a colocar  em votação o estatuto logo que seja vencidas as votações das medidas provisórias.



“Neste momento, estamos obrigados por lei a votar apenas as medidas provisórias. Mas garanto que os interesses dos índios brasileiros serão levados à apreciação do plenário desta Casa”, disse o presidente da Câmara, que designou Perpétua Almeida para compor uma comissão externa para acompanhar os conflitos na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.



“São os índios, unidos como agora, que decidirão pela votação do estatuto. Todas as conquistas sociais foram obtidas com muita pressão da sociedade organizada, e isso nos dá motivo de sobra para pressionar o Congresso à cumprir com suas obrigações legislativas”, disse a deputada.



Perpétua afirmou que irá pedir uma audiência com Arlindo Chinaglia, na próxima semana, para cobrar celeridade para a votação do estatuto do índio.  “Toda esta demora demonstra a falta de compromisso com as populações tradicionais. Aprovar o Estatuto é uma obrigação que o parlamento brasileiro tem que cumprir com os povos indígenas”, disse Perpétua Almeida.



Leia também:
Acampamento Livre lembra luta dos índios no Brasil



De Brasília
Assem Neto