Câmara quer ouvir ANP e Petrobras sobre novos campos de petróleo
A Comissão de Minas e Energia (CME) aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira (16), requerimento para que seja realizada audiência pública com o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Ha
Publicado 16/04/2008 19:02
O deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), membro da Comissão, se declarou satisfeito com todas as explicações já dadas pelo diretor da ANP. ''Entendo o Haroldo e acho que não podemos imputar culpa a ele. Considero que o fato deve ser visto de modo objetivo. Especulação é o que se vive no mercado e obviamente eles se aproveitaram dessa afirmação. O alarde com toda esta situação não passa de ação de especuladores'', disse.
Preocupado com a repercussão causada pelos comentários do diretor-geral da ANP a respeito do novo megacampo de petróleo descoberto pela Petrobras, Edmilson já havia se reunido na terça-feira (15), com Haroldo Lima e o líder do Bloco de Esquerda, Renildo Calheiros (PcdoB-PE).
Durante a reunião, Lima reafirmou aos parlamentares o que já havia sido divulgado em nota de esclarecimento à imprensa, na noite de segunda-feira (14): que as informações a que se referiu e tidas como ''grande novidade'' por todos os meios de comunicação já eram públicas desde fevereiro, quando foram publicadas pela revista americana World Oil.
Em entrevista ao site do PCdoB, Portal Vermelho, Lima também falou sobre a leitura que a imprensa fez de sua menção ao campo ''Pão de Açúcar'': ''Esses dados já tinham sido repercutidos por outros órgãos internacionais e pela Agência Estado. Se os setores especializados dos Estados Unidos já tinham acesso às informações, não havia por que os brasileiros não saberem''.
De Brasília
Djenane Pimentel