Sem categoria

90 pessoas já morreram no RJ em epidemia de dengue

Autoridades da área de Saúde do Estado do Rio de Janeiro confirmaram nesta terça-feira (22) mais uma morte por causa da epidemia de dengue, o que eleva para 90 o total de vítimas mortais este ano, no Estado.

O número total de mortes igualou praticamente o total registado em 2002, até então a pior epidemia de dengue no Rio de Janeiro, com mais de duzentos mil casos e 91 vítimas mortais.



A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou mais uma morte por dengue na pela manhã. A vítima tinha 46 anos e morava em Piedade, na zona norte. Com isso, sobe para 55 o número de mortes causadas pela doença este ano na capital fluminense.



Foram registrados quase 57 mil casos em toda a cidade desde o início de 2008. No estado, foram confirmados mais de 93 mil ocorrências pela Secretaria Estadual de Saúde.



Na manhã de hoje, 20 agentes de saúde fizeram uma inspeção no prédio da antiga revista Manchete, no Bairro Parada de Lucas, zona norte da capital. Segundo o coordenador de Controle de Vetores da prefeitura, Mauro Blanco, muitos focos do mosquito transmissor da dengue foram encontrados no edifício, que está abandonado há mais de sete anos.



“Nós estamos tentando encontrar o responsável por essa massa falida. Encontramos vários criadouros em caneletas e ralos, que estavam acumulando água, além de uma quantidade muito grande de mosquitos adultos. Estamos tentando fazer um pente fino nesses prédios, que são muito grandes.”



Blanco ressaltou a importância de a população denunciar situações como essa, por meio do Tele-dengue, que atende pelo número (21) 2575-0007.



Amanhã (23), a Defesa Civil do município do Rio e a União dos Escoteiros do Brasil da região irão promover uma campanha contra a dengue em oito bairros da cidade. Cerca de 800 escoteiros vão orientar os moradores a tomarem medidas contra a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.