Sem categoria

Inácio pede engajamento dos aposentados contra juros altos

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) conclamou os aposentados a colaborarem na luta contra a política de juros altos, nesta terça-feira (22), durante sessão especial realizada pelo Senado em homenagem aos aposentados do serviço público. Na opinião do sen

Para o senador, o esforço por uma política de juros baixos deve ser conjunto: “Essa luta deve unir aposentados, operários, trabalhadores, quem está na ativa e quem já se aposentou, porque é uma luta pelo Brasil. Para estimular os aposentados a entrarem nessa luta, Inácio disse ainda que “um dos setores mais ativos no debate, na discussão e na mobilização é o dos aposentados, aqueles que já ajudaram a Nação e têm disposição, têm garra, têm vontade de ver o País dar certo”.



“No mundo inteiro, todas as economias estão propondo redução das taxas de juros, e o Brasil resolve não só manter os juros como um dos mais altos, mas aumentá-los mais ainda”, criticou.



O parlamentar disse ainda que, mantendo a taxa de juros baixa e a economia crescendo é possível melhorar a vida daqueles que trabalham e dos aposentados de forma geral: “Podemos reforçar a paridade, acabar com o fator previdenciário, com cobrança de inativos, porque tem riqueza sendo produzida. Agora, com o País paralisado, com os juros nas alturas, aí ficamos com nossa capacidade de reivindicar muito menor”, explicou ele.



Outros senadores confirmaram a preocupação do senador comunista. Há duas semanas, o Senado aprovou dois projetos de interesse de aposentados e pensionistas. Um deles extingue o fator previdenciário, mecanismo que reduz o valor dos benefícios. O outro estabelece diretrizes para a política de reajuste do salário mínimo até 2023 e que estende o mesmo percentual de aumento aos benefícios previdenciários.



De Brasília
Aline Pizatto
Colaborou: Márcia Xavier