Fórum contra mineradoras se reúne em Conceição do Mato Dentro
Novamente, o Jornal Hoje em Dia traz a cobertura das movimentações que vêm ocorrendo em Conceição do Mato Dentro por causa da instalação de mineradoras na região. O colunista Márcio Fagundes já havia publicado nota sobre o assunto. Desta vez, o Fórum
Publicado 22/04/2008 20:10 | Editado 04/03/2020 16:52
Moradores de Conceição do Mato Dentro e cidades vizinhas estão se organizando para tentar controlar a instalação de mineradoras na região. No último sábado (19) foi realizada uma reunião de trabalho do Fórum de Desenvolvimento Sustentável do município para a criação de frentes de trabalho.
“Vamos cobrar das entidades responsáveis atitudes para que aconteça uma tragédia na Reserva da Biosfera (Serra do Espinhaço). Vamos lutar”, afirmou o professor de Geografia Gaby Cláudio Fernandes, um dos fundadores e membros do fórum. Segundo ele, além do impacto natural, a chegada das grandes empresas está provocando problemas sociais e urbanos, como aumento da violência, prostituição e congestionamento do trânsito. “A cidade não tem infra-estrutura para receber este tanto de gente”, diz.
Segundo Gaby, o que avançou na reunião foi implantação de urnas
em todas as escolas públicas e correios para que a população possa denunciar qualquer
problema relacionado a mineração, como o desmate, a prostituição, a pressão por
terras. “Conseguimos também marcar uma audiência na Câmara Municipal e criar
uma Ouvidoria a Câmara para assuntos relacionados à mineração”.
Matéria publicada no jornal Hoje em Dia (22/04/2008)