Pós-privatização: só nesta semana acidentes deixam 8 feridos no trem e 15 nas barcas
Dois acidentes nesta semana mostraram os problemas do transporte público no Estado do Rio de Janeiro, privatizados durante o governo tucano de Marcelo Alencar. Na manhã do dia 25, dois trens colidiram, deixando 8 feridos. Nas Barcas, no dia 24, foram 15 q
Publicado 25/04/2008 20:10 | Editado 04/03/2020 17:05
Nos trens, os passageiros que estavam em composições que vinham atrás dos dois trens que colidiram a 500 metros da estação Central do Brasil foram orientados a saltar dos vagões e seguir a pé, pela linha do trem, até o destino final. Eles tiveram que caminhar por cerca de 10 minutos.
O laudo que vai indicar as causas do acidente deve ficar pronto em breve. Sabe-se que o problema foi causado durante a manobra de um trem vazio que bateu numa composição com oito vagões e cerca de 300 passageiros. A capacidade total do trem é de 2.400 pessoas.
Os problemas na Supervia têm sido constantes, na maioria por questões de superlotação. No último dia 15, houve tumulto e confusão na Central do Brasil. Usuários foram reprimidos com truculência e até com spray de pimenta por policiais, depois que o serviço ficou interrompido por problemas técnicos e algumas pessoas tentaram reaver o dinheiro da passagem. Em agosto de 2007 o pior caso. Dois trens colidiram em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Na ocasião, oito pessoas morreram e pelo menos 101 ficaram feridas.
Nas Barcas, os problemas também têm ocorrido com freqüência. No dia 14, passageiros de um catamarã tiveram que desembarcar antes mesmo do início da viagem por causa de uma pane no motor. A concessionária esclareceu que a equipe de manutenção acionada pelo Centro de Controle Operacional detectou o problema no motor provocado por lixo espalhado na Baía de Guanabara.
A Barcas S.A informou que, na manhã do dia 24, um catamarã que faz a linha Rio-Charitas foi atingido por uma grande onda quando seguia para a Praça XV, no Centro do Rio. A assessoria da Barcas S.A. contou que o acidente aconteceu porque o mar estava agitado e uma onda acabou atingindo uma porta da proa da embarcação. Alguns passageiros ficaram feridos.
Nesta sexta-feira (25), novos problemas com as Barcas S.A. O tráfego voltou a ser interditado durante a manhã por causa do mar agitado. Muitos usuários também criticam a falta de horário para a saída das embarcações e de informações por parte da concessionária.