Sem categoria

Evo classifica referendo de Santa Cruz de rotundo fracasso

Em mensagem à nação boliviana, transmitida em rede de TV na noite deste domingo (4), o presidente da república, Evo Morales, avaliou que a ilegal ''consulta autonomista'', convocada pelo governador oposicionista Rubén Costas, e o presidente do Comité Cívi

''O estatuto autonômico fracassou rotundamente. Essa consulta ilegal e anticonstitucional não teve o êxito que esperavam algumas famílias ou grupos de poder do departamento de Santa Cruz'', avaliou o presidente, no Salão de Espejos do Palácio Quemado.

Primeiros resultados atestam derrota

Evo avaliou que a principal causa do fracasso se deveu à violência e ao enfrentamento entre as famílias cruzenhas. A este quadro somou-se a fraude evidenciada no bairro de Plan Tres Mil, cidade de Santa cruz: moradores localizaram dezenas de urnas tendo em seu interior cédulas eleitorais marcadas com a opção pelo ''Sim'' – em um bairro onde é público que a população rejeitou a consulta ilegal.

Evo Morales lamentou a presença no local de jovens de outros pontos de Santa Cruz, que se somaram à milícia d União Juvenil Cruzenhista ''para fortalecer a iolência e a agressão''.

Os primeiros resultados do referendo cruzenho parecem dar razão a Evo. Eles dão conta de que quatro em cada dez eleitores do departamento não votaram na consulta, e assumiram essa atitude para rejeitar um estatuto não consensuado junto aos setores populares.

Conforme as previsões da própria Corte Departamental Eleitoral de Santa Cruz, 935.527 eleitores estavam em condições de votar na consulta, o que indica que 374 mil deles não compareceram, exprimindo assim seu repúdio a um documento declarado ilegal.

Neste quadro, Evo avaliou que os promotores da consulta ilegal deveriam estar muito preocupados. Os resultados exibidos por vários veículos de comunicação, apesar das irregularidades indicadas, indica que a abstenção de 39%, a recusa em votar, somada aos votos pelo ''Não'', aos votos nulos e em branco, superam 50%.

''Se queremos dizer a verdade, estou seguro de que é muito mais de 50%. Por isto digo que não se pode enganar o povo boliviano dizendo que há um vencedor com mais de 80%'', disse o presidente Evo Morales em sua mensagem pela TV.

''Se comparamos os dados da comparecimento com os de anos passados, praticamente triplicou a abstenção do povo e das familias que habitam Santa Cruz, porque não concordam com a ilegalidade, a inconstitucionaildade e menos ainda com o separatismo'', disse o presidente.

''Uma grande rebelião'' do povo boliviano

''Lamentavelmente, essa consulta dividiu o departamento de Santa Cruz, confrontou suas famílias. Mas eu acredito na consciência, na força e na sabedoria do povo boliviano, que neste domingo, apesar das agressões e ameaças, desenvolveu uma grande rebelião'', analisou Evo Morales.

Por fim, o presidente da república convocou todos os nove governadores – inclusive os quatro que lhe fazem oposição – a trabalhar ''a partir de amanhã'' por uma autonomia verdadeira, baseada na Constituição e no respeito aos setores populares historicamente excluídos. ''Espero que este chamado seja ouvido para que se garanta autonomia a povos e não a grupos, para que se permita que os povos tenham o direito de decidiu seu destino'', afirmou Evo.

Com informações da Agência Boliviana de Informações (ABI): http://www.abi.bo