Requerimento pede agilidade no envio do projeto da Universidade Federal da Mesorregião ao Congresso
O vereador Paulinho da Silva (PCdoB) apresentou um requerimento na Câmara de Vereadores solicitando o envio de uma moção ao Ministro da Educação, Fernando Haddad, para que seja agilizado o envio do projeto da Universidade Federal da Mesorregião pa
Publicado 30/05/2008 23:02 | Editado 04/03/2020 17:14
A nova universidade vai abranger mais de 400 municípios e quatro milhões de pessoas no Sudoeste do Paraná, Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul. O projeto da universidade da Mesorregião propõem a instalação de uma sede e dois campi (um por Estado) iniciando com o funcionamento de 14 cursos e um projeto de expansão para 30 cursos com ensino, pesquisa e extensão.
De acordo com o vereador Paulinho da Silva, Santa Catarina é um dos Estados com o menor número de vagas públicas no ensino superior do país, ganhando apenas do pequeno Estado do Piauí, tendo apenas duas instituições, uma Federal e uma Estadual, sendo que as duas estão concentradas no litoral catarinense.
Com a iniciativa do governo Lula, segundo Paulinho da Silva, de expandir as Universidades Federais pelo interior do país, os jovens passam a ter esperanças de realizar o sonho de cursar uma faculdade. “Por isso, pedimos ao ministro, Fernando Haddad, a agilidade no envio do projeto ao Congresso e tão logo possa ser votado e assim possa se dar início ao processo de instalação desta instituição tão esperada pelo povo de Chapecó e do Oeste de Santa Catarina”, explicou Paulinho da Silva.
Flávia R. Durgante
Chapecó-SC