Neurami defenderá direitos dos deficientes na Assembléia Legislativa

Com a posse de um deputado cego, a Assembléia Legislativa terá que adequar sua estrutura para facilitar o acesso de Neuramir Amorim (PCdoB). O parlamentar é o primeiro deputado estadual cego na história do Nordeste

Primeiro cego a assumir uma cadeira em Assembléia Legislativa no Nordeste e o segundo no Brasil, Neuramir Amorim (PCdoB) tornou-se na última sexta-feira, 19/06, deputado estadual do Ceará, na suplência de Edísio Pacheco (PV), licenciado do cargo por motivações pessoais. Com a sua presença, a Casa deverá ser adaptada para oferecer maior acessibilidade ao parlamentar. As dificuldades vão desde a leitura de projetos do parlamento, até o acesso às informações do painel do plenário. Amorim diz que deve elaborar projeto de lei para beneficiar deficientes visuais no Estado.


 


Durante a posse, Neuramir esteve acompanhado do deputado estadual e correligionário Lula Morais (PCdoB), que o conduziu até a tribuna e auxiliou o parlamentar no uso do microfone e telefone no plenário. Neuramir forma a bancada do PCdoB junto com Morais. “Agora a bancada vai ter como se reunir, já que tem dois deputados. Tem como fazer reunião para discutir encaminhamentos”, comemorou Morais. Neuramir é apenas o sétimo parlamentar do partido comunista a assumir vaga na Casa em toda a história do parlamento cearense.


 


Neuramir não tem alcance aos projetos dos deputados, nem às informações do painel, que indica quais são os deputados e seus partidos, informa presenças e ausências de parlamentares, resultados de votações, entre outras informações sobre a sessão. O parlamentar disse que deve fazer solicitação de adaptação à presidência da Casa de textos e aparelhos utilizados. “Tudo o que puder facilitar o meu trabalho eu vou pedir ao presidente Domingos Filho”, avisou. “O primeiro passo é aperfeiçoar as informações em braile (sistema de leitura por meio do tato) para facilitar a mim e a outras pessoas que são deficientes”, indicou.


 


Direitos



O comunista disse que deve priorizar ações para os direitos de deficientes na sua atuação parlamentar e já deve elaborar projeto de lei sobre o assunto. “O passe livre para os deficientes é muito importante. Aumentar as escolas com braile para as pessoas, além dos sinais nas ruas”, prometeu o parlamentar. O presidente da Assembléia, deputado Domingo Filho (PMDB), disse que a Casa deverá tomar providências para adequar a estrutura e os projetos às necessidades de Neuramir. “Nós já estamos preparando toda a estrutura de leituras que possam ocorrer para que o deputado possa ter acesso a tudo isso”, garantiu o parlamentar.


 


Perfil



Neuramir nasceu com 10% da visão e perdeu a totalidade do sentido aos 17 anos de idade. O primeiro cego a assumir o cargo de parlamentar estadual no Brasil foi o deputado Rafael Silva (PDT-SP), de 59 anos, que hoje exerce seu terceiro mandato como deputado estadual na Assembléia Legislativa de São Paulo e foi vereador de Ribeirão Preto (SP) por oito anos.


 


 


Fonte: O Povo