Cabo Chico – Aproveitar o processo eleitoral para fortalecer o partido
O PCdoB fixou que neste momento de defensiva geral da luta revolucionária, as três principais linhas de acumulação de forças para o nosso Partido se dariam na frente institucional, na frente dos movimentos sociais e no debate de idéias. O processo eleitor
Publicado 16/07/2008 10:10 | Editado 04/03/2020 16:36
Inserir o partido na ação institucional do município
A ação institucional se refere à presença do partido na disputa pela prefeitura do município, pelas vagas de vereadores na câmara municipal e posteriormente na participação na gestão.
Para cumprir bem este papel, o partido deve buscar coletivamente elaborar um plano de campanha para a disputa majoritária. É preciso definir bem diversas fases da campanha, as áreas prioritárias, os principais setores sociais em disputa, os instrumentos que possibilitem ao candidato dialogar com o conjunto da população, a formação e mobilização de um exército de apoiadores, etc. Papel fundamental neste esforço jogarão os setores organizados da sociedade. Associações comunitárias, clubes de serviço, entidades sindicais, estudantis, juvenis, de mulheres, empresariais, de produtores, dentre outras, de algum modo atuarão nas disputa eleitoral e é preciso aproveitar bem este potencial de mobilização social.
Também é importante que o partido ajude a construir um conjunto de idéias para serem apresentadas como proposta ao eleitorado. Devemos privilegiar a proposta de desenvolvimento e humanização das cidades, gestão participativa e transparente.
Para cumprir bem o papel ao qual está sendo chamado, o partido através de sua direção, deve mobilizar o conjunto da militância, cadastrar todos que estejam dispostos a se engajar no processo, inclusive definindo os horários disponíveis, e distribuí-los de acordo com os setores prioritários para a campanha. Uma boa iniciativa seria realizar plenárias com a militância.
Papel central neste esforço de mobilização devem jogar os candidatos a prefeito e vereador, os dirigentes municipais e militantes do partido que são dirigentes de entidades. Estes devem buscar aglutinar outros filiados e formar brigadas para ação eleitoral nas áreas que lhe forem designadas.
Neste processo de inserção do conjunto do partido na campanha majoritária, devemos dar uma atenção especial ao nosso projeto de eleição de vereadores. Daí a importância de fixarmos qual a nossa possibilidade real de eleição para as câmaras municipais e quantos candidatos reforçarão nossa cesta de votos, mas também devemos pensar na projeção novas lideranças políticas nos municípios. Em função destes objetivos é que devem ser distribuídos os militantes e definidas as áreas prioritárias em torno das candidaturas.
Ao nos referirmos a inserção do conjunto do partido à campanha majoritária, e inserirmos a campanha de vereador neste campo da disputa, partimos do pressuposto que o candidato a prefeito é do PC do B, e que a tarefa de elegê-lo é de todo o partido. No entanto, integração da ação política não significa integração de agendas e muito menos que os candidatos a vereador não tenham suas áreas prioritárias para realizar suas campanhas. O Partido deve ajudar seus candidatos a constituir um núcleo mínimo de apoiadores e definir a área de atuação de cada um, de acordo com a inserção social do partido e do candidato, para potencializar nossas possibilidades e evitar choques entre os diversos candidatos. O reforço de uma candidatura em detrimento de outra, deve partir de uma análise criteriosa da realidade política com o fito de tornar vitorioso o projeto do Partido definido anteriormente.
Construir a ação do partido nos movimentos sociais
Também nesta disputa é possível construir e consolidar nossa presença nos movimentos sociais. Os setores que já estão sobre nossa influência, devem ser mobilizados para apoiar nossas candidaturas, discutir política com os segmentos que os representam e debater com a população as propostas apresentadas pelos candidatos a prefeitos e vereadores. É preciso alargar sua representatividade na comunidade e ao mesmo tempo, aumentar sua compreensão dos problemas vividos pelo povo e buscar formas de solucioná-los.
Nos setores que estão no campo adversário, devemos designar militantes que tenham afinidades com esses segmentos para travar o debate político, ganhar as direções para nosso campo ou constituir grupos de apoiadores à nossas candidaturas os quais poderão nos ajudar em futuras disputas nestes segmentos.
Outra iniciativa que poderá nos ajudar na construção do Partido entre os movimentos sociais é submeter o plano de governo apresentado para apreciação através de seminários, encontros, debates e reuniões massivas. Tais iniciativas podem jogar um papel fundamental de formação e mobilização.
Aprofundar no partido o debate de idéias
O debate de idéias diz respeito à formação de uma militância com forte conteúdo político, e ao mesmo tempo da disputa do partido pela hegemonia da sociedade. Neste aspecto a luta de idéias se dá pra dentro e pra fora do Partido. Neste processo eleitoral é imprescindível que as direções realizem cursos para os candidatos, seminários para debates do plano de governo, etc. Devemos também aproveitar para nos aproximar de setores técnicos, culturais, intelectuais, atraindo-os para o partido.
Outra questão importante é que o PCdoB mesmo sendo a sigla central, por ter o candidato a prefeito, não deve ter o monopólio das decisões no processo eleitoral. É preciso que o partido se firme como uma força politizada, leal com seus aliados, que age de forma democrática e justa, portanto, capacitada a liderar um processo de mudanças e renovação no município. Esta atitude, diz respeito a criar as condições para facilitar a condução da futura gestão. No entanto, o partido deve aproveitar o processo eleitoral para realizar uma forte propaganda de suas idéias, de sua linha política, de sua identidade visual ( símbolo e número), e seu programa socialista, ajudando a fixar junto à população uma imagem positiva e de força transformadora da sociedade.
Por fim devemos levar em conta que cumprir esse conjunto de tarefas requer muita abnegação durante esses três meses de toda militância e principalmente das direções. É necessário que se constitua um núcleo de dirigentes para acompanhar diariamente a execução do plano traçado, filiar pessoas que passam a admirar e se identificar com o PCdoB, aglutinar os filiados e valorizar o seu esforço militante, levando em conta que não existe maior ou menor contribuição política visto que o que importa é que cada atitude, cada gesto, cada esforço vise tornar vitorioso o projeto partidário.
Cabo Chico é Secretário de Articulação dos Fóruns de Integração Regional do PCdoB/Ce