Jandira quer recuperar a RioFilmes e dar maior apoio aos cineastas
A candidata Jandira Feghali (PCdoB-PSB-PHS-PTN) afirmou, no dia 16, que vai atender as reivindicações que lhe foram feitas pela Associação Brasileira de Cineastas (Abraci), em especial a recuperação da empresa municipal RioFilmes, que está praticamente
Publicado 16/07/2008 19:36 | Editado 04/03/2020 17:05
''No ano passado, a prefeitura liberou apenas R$ 470 mil para a RioFilmes, que não tem condições de cumprir suas atribuições com um orçamento tão pequeno'', disse Jandira, garantindo ao presidente da Abraci, cineasta Sergio Sans, que não só vai reativar a empresa RioFilmes, como também dará apoio ao Pólo Rio de Cine e Vídeo, para assegurar que o Rio continue a ser o principal pólo cinematográfico do País.
A candidata da coligação Mudança Pra Valer revelou ter participado de um encontro preliminar com um grupo de cineastas na casa da diretora Helena Solberg, com a presença de Antônio Carlos Fontoura, Alberto Salvat, Ney Santanna, Joel Zito Araújo e Tetê Moraes, entre outros.
Na reunião, Jandira assinalou que, em sua recente atuação na Prefeitura de Niterói, uma das de suas prioridades foi justamente a criação do Centro Audiovisual. “Minha estratégia é trabalhar fazendo parcerias com instituições e empresas públicas ou privadas. O resultado é excelente e vamos seguir essa política na Prefeitura do Rio'', assinalou.
A seguir, destacou que sempre esteve ligada às atividades culturais. ''Quando cheguei à Câmara dos Deputados, meu primeiro projeto tinha o objetivo de regionalizar a produção de rádio e televisão. Depois, trabalhei muito também na defesa das rádios e TVs comunitárias e lutei para aprovar a legislação do direito autoral, que passou a ser exclusivo do criador da obra cultural, ao invés de ser usurpado por empresas editoras e produtoras'', assinalou.
Ao final, a candidata da coligação PCdoB-PSB-PHS-PTN anunciou que vai desburocratizar a concessão de autorizações para realizar eventos culturais na cidade. ''Temos 1.032 praças no Rio e cada uma delas pode ser um excelente centro de difusão cultural'', acentuou.