Imprensa reconhece “detalhamento” das propostas de Marta
Reportagem deste domingo da Folha de S. Paulo reconhece que as propostas de Marta para três áreas centrais da administração municipal, ou seja, saúde, educação e transportes, “têm alto nível de detalhamento”, diferentemente do que ocorre com as de todos o
Publicado 04/08/2008 13:03 | Editado 04/03/2020 17:18
“Marta detalha bem custos e metas”, afirma o jornal em destaque, sintetizando a reportagem que compara as propostas da candidata da coligação “Uma Nova Atitude para São Paulo” principalmente com as dos candidatos Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM).
A Folha informa que na área da saúde “o eixo do programa é a construção de 31 a 35 policlínicas”, equipamentos de saúde que devem reduzir a longa espera por especialistas, como cardiologistas, neurologistas, pediatras ou urologistas, na rede municipal. O custo estimado “para entregar essas clínicas em pleno funcionamento, no prazo de dois anos”, é de R$420 milhões. O jornal observa que, com outra denominação – e na verdade, de forma vaga –, essa proposta aparece agora no programa de outro candidato. Merecem referência no tópico da saúde também os três novos hospitais cuja construção foi definida por Marta há alguns meses: os de Jaçanã-Tremembé e Brasilândia, na Zona Norte, e o de Parelheiros, na Zona Sul. O custo de construção também é informado, respectivamente R$120 milhões, R$100 milhões e R$65 milhões.
Os 20 novos CEUS (Centros Educacionais Unificados) são percebidos pelo jornal como o coração do projeto de Marta para a educação, e a reportagem ressalta que, “a um preço unitário de R$25 milhões”, eles cabem nas previsões de investimento do atual orçamento da Prefeitura.
Na área de transportes, a reportagem destaca a proposta de construção de 218 quilômetros de corredores de ônibus até 2012 (na verdade, consta do plano 228,5 quilômetros, no período considerado, distribuídos por 22 novos corredores), com investimentos de R$670 milhões ao ano. Refere-se também à proposta de investimentos de R$490 milhões por ano no metrô, para a ampliação das linhas, num total de 63 quilômetros.
Embora pondere que não há previsão orçamentária para o próximo ano em um ou outro item das propostas, a reportagem acata justificativa da coordenação de campanha da ex-prefeita de que a eventual escassez de recursos poderá ser compensada com apoios do governo federal.
Luciano Andrade