Gomyde apresenta Plano de Governo e propõe criação da Secretaria da Juventude

Mais do que apresentar suas propostas para a cidade de Curitiba, o candidato a prefeito pelo PcdoB, Ricardo Gomyde, apresentou seu plano de governo no debate da Paraná Educativa realizado na sexta-feira.

Ele destacou que o Plano de Governo é um compromisso público de seu partido com a cidade de Curitiba e foi preparado nos últimos quatro anos por diversos setores da sociedade, como representantes de sindicatos e da juventude. ''Essa é a nossa linha de atuação. Ao ter acesso ao nosso Plano de Governo, população poderá acompanhar à risca o nosso trabalho à frente do mandato''.


 


Gomyde assumiu o compromisso de criar a Secretaria Municipal da Juventude, órgão com um olhar apurado para proteger os jovens que estão se entregando as drogas e a marginalidade. ''Protegendo os jovens estamos protegendo as famílias. Nenhuma família fica tranqüila se o filho está envolvido com drogas, está na marginalidade ou sem perspectiva de trabalho'', disse. Gomyde que convidou os demais candidatos presentes a assumirem o mesmo compromisso.


 


Para combater a falta de investimento e perspectivas nos bairros no que diz respeito ao esporte, cultura e lazer, Gomyde vai fazer uma parceria com os clubes de futebol amador para que esses espaços sejam utilizados pelas famílias. ''Essa é uma solução simples. Temos grandes estruturas dos clubes amadores que fazem parte da história dos bairros da cidade. Assim é no Urano, Vila Acir, Barreirinha, Bairro Alto, enfim, em todas as regiões da cidade temos os clubes de futebol amador'', disse.


 


Primeiro emprego – Gomyde mostrou-se ainda ser o candidato mais preparado para o desenvolvimento de políticas para geração de emprego. Para ele, é necessário, através de uma política fiscal desenvolver o programa do primeiro emprego. ''O jovem vive em condições de desigualdade por não possuir experiência. Precisamos abrir novas vagas de trabalho reconhecendo o empresário que participar do programa do Primeiro Emprego''.


 


Gomyde destacou a necessidade de qualificação dos trabalhadores através do investimento na educação. ''Nossas crianças têm que aprender na escola pública uma língua estrangeira, como o espanhol, por exemplo, já que vivemos num momento de aquecimento do Mercosul''.


 


O candidato lembrou ainda a importância do contra-turno escolar para o desenvolvimento de ações esportivas e culturais para contribui para a formação dos jovens. ''Como secretario de esporte do Governo do Paraná nos últimos cinco anos, resgatei os Jogos Colegiais do Paraná que tem a participação de 400 mil estudantes e coordenei os projetos Fera e Consciência reconhecidos como programas modelos para a formação educacional de nossa juventude''.


 


Meio Ambiente – Para o meio ambiente, Gomyde propôs que a publicidade que é gasta pela prefeitura para divulgar obras e a imagem do prefeito seja investido em campanha educativa para combater os problemas ambientais da cidade como rios sujos e o lixo tóxico industrial e doméstico. ''Precisamos de uma parceria com a sociedade. Não há uma parceria com o comércio ,por exemplo, que tem totais condições de captar esse lixo que polui nossos lençóis freáticos, como as pilhas, lâmpadas e baterias de celular. Gomyde lembrou ainda da necessidade de uma programa para cuidar dos animais abandonados nas ruas da cidade.


 


Como solução para o lixo, o candidato do PcdoB sugere a criação de cooperativas de reciclagem que aliadas ao trabalho realizado pelos catadores pode ser uma solução. ''Os carneiros são os verdadeiros heróis do meio ambiente.'' A eles cabe a coleta da maior parte do lixo reciclável da cidade. Com políticas que fortaleçam esse trabalho de forma ordenada podemos melhorar muito a condição do meio ambiente''.


 


Debate


 


Gomyde parabenizou a TV Educativa que “deu uma aula de cidadania não só com o debate de Curitiba, mas também realizando como municípios da Região Metropolitana e Interior, cumprindo o papel da TV Pública”. ''O debate é a oportunidade de a população conhecer os candidatos sem os truques de estúdio e as mascaras criadas pelo marketing político''.


 


Gomyde lamentou a ausência de candidatos. ''É lamentável porque é nos debates que a população tem conhecimento das propostas dos candidatos. O ideal é que todos participassem para encarar as perguntas que contribuem para esclarecer a população.''


 


No encerramento do debate, Gomyde disse que tem orgulho de participar de uma eleição de cara limpa.


 


''Tenho orgulho de ser de um partido que nunca teve um parlamentar caçado, de ter um vice, como Dr. Mario Ferrari, dedicado à causa da saúde, de ter sido deputado federal nota 10 no DIAP junto com o atual presidente Lula, de ter participado do governo Requião por cinco anos como comandante da Paraná Esporte, de ter o apoio de entidades representativas como a Central dos Trabalhadores do Brasil, União Nacional dos Estudantes, de poder apresentar um plano de governo e de ser um dos poucos candidatos com experiência no legislativo e no executivo'', finalizou.