Campanha de Tokarski debate temas para o plano de governo
Cerca de 300 lideranças políticas, comunitárias, estudantis e sindicais participaram, no último sábado (16/08), do Seminário Goiânia Mais Humana, promovido por Fábio Tokarski – candidato prioritário do PCdoB para reconquistar a cadeira na Câmara Munici
Publicado 18/08/2008 17:59 | Editado 04/03/2020 16:44
Com o objetivo de discutir propostas consistentes de um novo modelo de desenvolvimento para Goiânia, Fábio Tokarski – candidato prioritário do PCdoB nas eleições de 2008 na Capital – realizou, no sábado, dia 16/08, no Centro de Cultura e Convenções, o Seminário Goiânia Mais Humana. De acordo com ele, as propostas levantadas durante o evento serão encaminhadas à equipe de planejamento de Iris Rezende para serem aproveitadas no plano de governo.
O evento, que reuniu um público estimado em 300 pessoas, teve a participação de diversas lideranças políticas, comunitárias, estudantis e sindicais; além de professores universitários e pesquisadores. Entre elas, o candidato a vice da chapa de Iris Rezende, Paulo Garcia (PT); o coordenador de planejamento da campanha de Iris, Flávio Peixoto (PMDB); o presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Clarismino Júnior; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Lúcia Stumpf; o Reitor da Universidade Católica de Goiás, Wolmir Amado e a presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Craveiro Brandão.
''Goiânia é uma cidade que cresceu bastante, mas começa a dar sinais de esgotamento desse modelo de desenvolvimento. Algumas questões, se não tratarmos a tempo, vão ficando mais caras e difíceis de serem solucionadas'', afirmou Fábio Tokarski, em entrevista à imprensa, citando o transporte coletivo, um dos temas que tem pautado a campanha.
Fábio destaca que os projetos apresentados pelos partidos aliados do Prefeito têm obtido boa receptividade por parte do comitê irista. ''Queremos ver nossas propostas presentes no programa de governo, até para que a gente possa depois cobrar a execução delas'', pontua.
Ao fecharem aliança com o Prefeito Iris Rezende, candidato à reeleição, o PCdoB e PT pediram como contrapartida a participação na elaboração do plano de governo. O prefeito tem estimulado a participação dos partidos aliados nas discussões e, na ocasião da inauguração do Comitê de Fábio Tokarski, ressaltou, inclusive, a qualidade dos quadros do PCdoB que compõem a coordenação geral da campanha majoritária e a equipe de planejamento do plano de governo.
Campanha em debate
A plenária “Uma campanha politizada e criativa” realizada no período da tarde, fez com que a militância do PCdoB voltasse os olhos para o próprio partido. Em uma linguagem direta e acessível, Júlio Filguera, secretário de esporte educacional do Ministério do Esporte, discorreu sobre os pontos fundamentais que tornam uma campanha vitoriosa. Ele ressaltou a importância do engajamento da militância para a formação de uma rede sólida de apoiadores e para atuar na defesa da plataforma, bem como dos projetos do candidato, com a finalidade de convencer o eleitorado. “Nada substitui o corpo a corpo. É essencial dizer, no olho do eleitor, eu preciso de você”, afirma, destacando ainda que, além de um movimento para captar novas adesões para a campanha, é fundamental fidelizar aquele eleitor que já votou no candidato.
De Goiânia,
Carolina Skorupski