Ministro Tarso Genro debaterá sobre o PRONASCi em Fortaleza
O ministro da Justiça, Tarso Genro, estará em Fortaleza nESTa sexta-feira,29, quando fará uma explanação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para os servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. O encontro está
Publicado 27/08/2008 20:05 | Editado 04/03/2020 16:36
Segundo o chefe de Gabinete da Guarda Municipal e Defesa Civil, Jaques Aguiar, na ocasião o ministro fará a entrega oficial de equipamentos de segurança que irão auxiliar o trabalho do efetivo municipal. São 18 viaturas Parati, 25 motos e 560 coletes. As aquisições são oriundas do convênio celebrado entre a Guarda Municipal e o Ministério da Justiça, através do Pronasci, com a finalidade de promover o reaparelhamento da instituição.
Pronasci em Fortaleza – O Pronasci articula políticas de segurança com ações sociais, prioriza a prevenção e busca atingir nas causas da violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e repressão qualificadas. Em Fortaleza, a primeira etapa do Programai vai atender 4.720 jovens, de 15 a 24 anos, dos bairros da Granja Lisboa, Granja Portugal, Canindezinho, Siqueira e Grande Bom Jardim. Atualmente, as ações estão na fase de aquisição de materiais e contratação de entidades que vão desenvolver trabalhos com as comunidades.
Onze projetos direcionados à cultura, arte, esporte e educação foram aprovados sob a coordenação da Guarda Municipal e Defesa Civil. São eles: Conselhos Comunitários de Segurança Pública; Dança para a Vida; Formação de Guardas Municipais em Policiamento Comunitário; Gabinete de Gestão Integrada Municipal; Maracatu Estrela Bela; Mulheres da Paz; Mulheres em Ação; Música Tocando a Vida; Projeto Jovem Cidadão; Teatro Vivo; e Trilhos Urbanos.
A parceria com o Ministério da Justiça tem propiciado ainda a capacitação dos profissionais da Guarda Municipal nas áreas da segurança pública, policiamento comunitário, crimes ambientais, entre outros. Entre as ações, a oferta de cursos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp); a aquisição do Telecentro – equipamento, que funcionará na sede da Guarda Municipal e Defesa Civil, inicialmente com 11 computadores para acessar aulas de cursos de especialização à distância, possibilitando, ainda, a inclusão digital -; a instalação do videomonitoramento, que atenderá as necessidades das praças do Centro da cidade; e o Bolsa Formação, que garante uma ajuda de custo de R$ aos guardas matriculados nos cursos da Senasp.
Fonte: PMF