De virada, candidato do PTB é eleito em Santo André

Aidan Ravin (PTB) é o novo prefeito de Santo André, quebrando a hegemonia de 12 anos do PT à frente da administração municipal. Com 100% das urnas apuradas, o candidato petebista venceu com 55,03% dos votos válidos (ou 214.810 votos), contra 44,97% (17

Dr. Aidan, como é conhecido, esteve atrás nas pesquisas eleitorais durante todo o primeiro turno e em parte do segundo. Ontem (25), uma pesquisa publicada pelo Diário do Grande ABC, realizada pelo Ibope, mostrou, pela primeira vez, que o médico obstetra estava à frente nas intenções do votos, com 51% – dois pontos a mais que Vanderlei Siraque, do PT.



“Houve uma estratégia errada de campanha [do meu adversário]. Eles começaram a me agredir, falar mal do Aidan. Eu tenho mais de 30 mil pacientes no consultório, onde eu atendo há 16 anos em um posto de saúde perto de onde nasci. Tenho mais de 9 mil partos feitos. As pessoas sabem quem é o Aidan”, disse o médico que não esconde o uso da medicina como instrumento eleitoral.



“Santo André vai ganhar uma pessoa amiga. Uma vez por semana eu vou atender [diretamente] a população”, disse o prefeito eleito.



Ravin considerou a campanha corpo-a-corpo e sua experiência profissional como elementos decisivos para a sua vitória.



O que Ravin chamou de “campanha corpo-a-corpo” na verdade foi uma ostensiva campanha de segundo turno regada a muito dinheiro de origem ainda não muito clara. Um dos principais secretários do governador José Serra, Aloysio Nunes Ferreira (Casa Civil), acompanhou pessoalmente a campanha de Aidan.



O PT disputava o segundo turno em outras três cidades da grande São Paulo: Guarulhos, Mauá e São Bernardo do Campo. Os candidatos petistas venceram nas três, e já tinham conquistado Diadema no primeiro turno, o que ajuda a minimizar a derrota em Santo André.



Da redação,
com agências