CTB unida contra a crise

O secretário de Relações Internacionais do PCdoB, José Reinaldo de Carvalho, e o doutor em Ciências Econômicas pela UFBa, Fernando Cardoso de Souza, reuniram-se na capital baiana na manhã desta sexta-feira (31/10), a convite da Central dos Trabalhadores e

O evento contou com a presença de importantes lideranças do PCdoB Bahia, a exemplo dos presidentes estadual e municipal da legenda, Péricles de Souza e Geraldo Galindo (respectivamente), o vereador Everaldo Augusto, e o presidente da Federação dos Metalúrgicos da Bahia, Aurino de Souza.


 


“Notei que o público estava muito interessado, questionador e combativo como, aliás, é do perfil da classe trabalhadora”, observou José Reinaldo. No debate, diante de um auditório lotado, na sede do Sindicato dos Comerciários, prevaleceu a convergência dos pontos de vista entre os dois, que apresentaram discursos afinados. “O sentimento é o de defesa das idéias justas e dos direitos dos trabalhadores”, pontuou Carvalho.


 


Em nota oficial, a CTB afirma que “o movimento sindical e a classe trabalhadora brasileira não devem se dar ao luxo de contemplar passivamente o desenrolar da crise, pois esta constitui uma séria ameaça às modestas conquistas obtidas pelo povo brasileiro desde a eleição do presidente Lula, em 2002”.


 


“Às organizações sociais, resta o caminho da luta para denunciar o caráter capitalista da crise e exigir iniciativas enérgicas, por parte do poder público, em defesa do emprego, dos salários e da ampliação da rede de seguridade social nesses momentos críticos”, destacou o presidente da CTB – Bahia, Adilson Araújo, um dos organizadores do evento.


 


Os sindicalistas baianos, inclusive, estão preparando, em parceria com a CTB nacional, uma plataforma de reivindicações para ser apresentada ao presidente Lula em audiência. “O discurso está afinado na linha do ‘estamos aqui para apoiá-lo na defesa da economia nacional e popular, mas não aceitamos que o dinheiro do orçamento público da União seja desviado para os banqueiros’”, explica José Reinaldo. O pedido de audiência, em caráter de urgência, foi encaminhado à Presidência na última quarta (29/10).


 


De Salvador,


Camila Jasmin