Universitários do Cariri se articulam para Bienal da UNE em Salvador
“Raízes do Brasil: Formação e Sentido do povo Brasileiro” é a temática da Bienal da UNE. A reunião dos estudantes será nesta sexta-feira, dia 21, no Estande da URCA, no Crato.
Publicado 19/11/2008 12:50 | Editado 04/03/2020 16:35
Os estudantes da região do Cariri estão se articulando para participar de um dos maiores eventos da América Latina de arte, cultura e ciência promovido pelo Movimento Estudantil. Trata-se da 6ª Bienal de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE) que será realizado entre os dias 20 a 25 de janeiro de 2009, em Salvador. A expectativa é reunir cerca de dez mil pessoas no evento.
O maior festival de arte estudantil da América Latina receberá trabalhos nas seguintes áreas: artes cênicas, música, literatura, ciência e tecnologia, cinema e artes visuais. As inscrições poderão ser efetuadas até o dia 4 de dezembro (ver regulamento no site da
UNE – www.une.org.br).
Uma das principais dificuldades enfrentadas pelos estudantes é o transporte para Salvador. O diretor da UNE-CE, Rudiney Sousa encaminhou documento à Universidade Regional do Cariri (URCA) solicitando o transporte dos alunos da referida IES, mas até o momento aguarda um posicionamento da instituição. Alunos de faculdades particulares também estão interessados em participar do evento e se articulam, como é o caso da Fap e FMJ.
Publicação Cientifica
Um dos grandes interesses dos estudantes é garantir a publicação de suas produções cientificas, pois isso conta para seleção de mestrados e enriquece o currículo dos alunos pesquisadores. Para o estudante de Ciências Sociais da URCA, Michael Marques essa é uma oportunidade dos estudantes universitários de todo o país mostrarem o que é produzido nas universidades brasileiras. Ele ressalta que se produz ciência e arte no mundo acadêmico e que essa produção precisa ser socializada.
Reunião sobre a Bienal no Crato
Nesta sexta-feira, dia 21, a partir das 17 horas, os universitários se reunem no estande da URCA, localizado no Parque de Exposições do Crato para discutir sobre a participação na Bienal e a mobilização para inscrição de trabalhos. A reunião será aberta para os estudantes das diversas universidades e faculdades da região.
Fonte: www.coletivocamaradas.blogspot.com