Conjunto Socorro Abreu, em Fortaleza, vira palco de capacitação e ação social
A tarde de ontem (02) e a próxima semana foram transformadas em datas festivas para capacitação e ação social no conjunto Socorro Abreu, entregue pela Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor. Crianças, jovens e adultos do habi
Publicado 03/12/2008 17:31 | Editado 04/03/2020 16:35
Assim, numa parceria entre o município e a Fundação Japonesa Makiti Okada, através de voluntários da Academia de Ikebana Sanguetsu, 70 pessoas da comunidade “ficaram mais próximas da gratidão, da harmonização dos ambientes, do belo, da construção de um mundo melhor e da socialização por meio das vivências em Ikebana realizadas na tarde de ontem”, conforme descreve uma das colaboradoras da Fundação Japonesa e assistente social da Habitafor, Marlúcia Lima.
No mini-curso, foi trabalhada a elevação da sensibilidade dos participantes com composição de arranjos florais, resgatando e avivando a beleza das flores. “A Ikebana mostra pra gente que a missão da flor é elevar o nível do sentimento humano, estabelecendo uma estreita relação entre o homem e a natureza. E as pessoas que participaram dessa vivência, ainda que tenham vivido por tanto tempo num lugar com tantas injustiças sociais, conseguiram perceber essa mensagem direitinho. Foi emocionante”, conta Marlúcia.
Aos 53 anos de idade, dona Marli de Brito viu na vivência uma oportunidade de harmonizar ainda mais sua moradia e sua relação com os vizinhos. “Eu vivi 30 anos da minha vida lá nas Dunas (das Goiabeiras), sem infra-estrutura nenhuma. E eu sempre gostei tanto de flor, de planta, de árvore, mas lá só vivia mesmo era com a sujeira. Foi uma satisfação grande aprender com esse curso. Minha casa ficou mais linda, o arranjo que fiz ontem botei bem na minha sala. As pessoas entram em minha casa e já acham tudo mais bonito”, expõe dona Marli.
Cursos de Grafitagem e Reciclagem capacitarão 30 pessoas
Na próxima semana, oficinas de Grafitagem e Reciclagem com Garrafa Pet serão ofertadas a 15 crianças e 15 adultos do conjunto Socorro Abreu. As 20h/a serão ministradas pelo artista plástico Tota, no próprio atelier do artesão, que fica no Centro de Arte de Cultura Dragão do Mar, em frente à cabine do Banco do Brasil. A idéia dos cursos é instigar os alunos para a criação de brinquedos criativos e exclusivos com material reciclável e estimular a consciência coletiva do cuidado pela moradia e pelo habitacional.
A intenção da Prefeitura de Fortaleza é estender a ação para outras comunidades beneficiadas por projetos habitacionais da Habitafor.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Habitafor