PCdoB de Sobral inaugura nova sede “no local onde a luz fez a curva”
O PCdoB de Sobral recebeu, nesta quarta-feira, 17 de dezembro, amigos, filiados e simpatizantes do partido para a inauguração da sua sede. Além dos militantes de Sobral participaram ainda dirigentes do partido nos municípios de Meruoca, onde o PCdoB elege
Publicado 18/12/2008 11:12 | Editado 04/03/2020 16:35
Joan Edessom, presidente do partido no município, deu as boas vindas e falou do simbolismo da sede, destacando que aquele se pretende um espaço permanente para o debate, o estudo, a arte e para a luta política. Abordou ainda a crise econômica e ideológica que o capitalismo atravessa, chamando a atenção para o papel que o PCdoB e os democratas têm a cumprir no embate com as forças do velho e na construção do novo. Novo tempo, nova sociedade, novo mundo.
Miguel Silva e Sávio Júnior, dirigentes do partido no município, também saudaram os presentes, destacando a contribuição do PCdoB para as lutas populares e democráticas no município. Amorim Lopes, sindicalista e ex-presidente do Sindicato dos Servidores da EMBRAPA, lembrou que viu o muro da casa do seu avô ser derrubado pela polícia e ficava muito feliz em ver o nome do Partido estampado em uma casa no centro da cidade. Célio Brito, diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais ressaltou que, desde criança, guarda na memória a presença do partido nas lutas populares.
Maurício, Presidente da Câmara dos Vereadores de Graça, disse esperar que a sede fosse mais do que um espaço de Sobral, mas que representasse um espaço dos comunistas da zona norte do Ceará. A professora Belinha Parente, veterana militante da esquerda e dos movimentos sociais, falou sobre o caráter democrático do PCdoB e da importância de aquele espaço ser um espaço das forças democráticas no município. Falaram ainda Benone, dirigente do Partido na Meruoca e André, Presidente Municipal da UJS.
Gilvan Paiva, dirigente do partido e Secretário Municipal de Esportes e Juventude, falou sobre a simbologia da casa, enquanto espaço de acolhimento, de aconchego, mas também enquanto espaço do debate, da luta cotidiana, do fazer cotidiano. Falou ainda sobre a simbologia da região. Nas proximidades, em frente à Igreja do Patrocínio, a comissão de cientistas ingleses, estadunidenses e brasileiros, em maio de 1919, comprovaram a Teoria da Relatividade de Einstein. Gilvan lembrou que a sede estava “no local onde a luz fez a curva”, e que aquele era também um lugar da ciência.
A sede do partido fica na Rua Coronel José Inácio, 361, próximo à Igreja do Patrocínio e ao Museu do Eclipse, no centro de Sobral.
Fonte: Comitê Municipal de Sobral