Assinada a ordem de serviço para a revitalização do Açude João Lopes

A prefeitura de Fortaleza, através da Fundação de Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza – Habitafor e da Secretaria Regional I, assinou na manhã dessa quarta-feira (17), a ordem de serviço para dar início às obras de revitalização do açude João Lopes,

''Um grande presente de aniversário'', disse a vereadora eleita Eliana Gomes, lembrando que esse mês o bairro está completando 52 anos. Ela informou que a obra foi a principal demanda do Orçamento Participativo – OP, que reuniu em assembléias, moradores dos bairros Ellery, Monte Castelo, Carlito Pamplona e São Gerardo. O manancial já foi um dos principais pontos de lazer dessas comunidades, mas sobrevive hoje, já canalizado, em meio ao lixo e ocupado em suas margens.


 


Durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço, a presidente da Habitafor, Olinda Marques, ressaltou a importância do trabalho do hoje senador Inácio Arruda para que essa obra fosse realizada. A luta de Inácio começou há mais de 20 anos, quando ele ainda era presidente da Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza e se concretiza hoje, graças a articulação liderada por ele junto aos ministérios e ao presidente Lula para que a obra fosse incluída no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC.


 


A presidente da Habitafor registrou os 45 anos de luta aguerrida por melhores condições de vida, do povo forte daquela área de Fortaleza que levou suas reivindicações para as assembléias do Orçamento Participativo. Olinda acrescentou ainda que a população local será beneficiada com 300 ações de Regularização Fundiária, 80 novas casas, 55 melhorias habitacionais, urbanização e limpeza do açude João Lopes e seu entorno. “Muito importante citar aqui que, na tentativa de colaborar com parte da necessidade desta comunidade por geração de emprego, implantaremos no local cozinha comunitária, lavanderia e boxes para comercialização de produtos artesanais e alimentícios” afirmou ainda. Sobre o trabalho da instituição que dirige, Olinda declarou ainda que a luta diária da Habitafor “é exatamente na tentativa de solucionar efetivamente os problemas de moradia que tanto afetam ainda a vida desse povo que chama nossa atenção através de suas batalhas pautadas por tanta audácia e coragem”.


 


Também presente à solenidade, a Secretária Executiva da Regional I, Ana Lúcia Viana, ressaltou o trabalho da Prefeitura de Fortaleza para atender as necessidades da população mais carente. Para a secretária tem sido muito importante a mobilização popular para colaborar com a administração municipal. Ana Lúcia registrou também o esforço da SER I para atender a população nas mais diversas áreas, ''prova disso é a presença de vários servidores municipais prestanto atendimento neste evento que também comemora os 52 anos do Bairro Ellery''. 


 


O senador Inácio Arruda não pode comparecer a solenidade, por causa das votações que estão acontecendo essa semana no senado Federal, mas foi representado por Inácio Carvalho, da direção estadual do PCdoB. Carvalho destacou na ocasião, a luta histórica do Senador comunista, acrescentando que essa conquista é fruto de um momento em que se tem um governo sensível às demandas do povo.


 


O projeto, que será executa em 12 meses, estabelece trabalhos de recuperação ambiental. Será feita a dragagem do canal e a urbanização de suas margens. Cerca de 80 famílias que moram às margens de um sangradouro serão transferidas para um novo conjunto habitacional. Também estão previstas 300 regularizações fundiárias e 55 melhorias habitacionais. O projeto está orçado em R$ 6,7 milhões. O município entra com 15% e o restante é do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC


 


Fonte: Assessoria de imprensa do Senador Inácio Arruda e Habitafor


 


 


Matéria atualizada as 22:41, do dia 18.12.2008