Confraternização ao som de samba
A União de Negros pela Igualdade (Unegro) em Pernambuco promove, neste domingo (21), a última mesa de samba 2008 do projeto Negro Samba Sim. Desta vez, a festa conta com a participação de todos os sambistas que passaram pelo Mercado da Ribeira nas edições
Publicado 18/12/2008 17:30 | Editado 04/03/2020 16:59
Foram oito edições do Negro Samba Sim realizadas este ano. Sempre no primeiro domingo do mês. Uma iniciativa que resgata a cultura negra de raiz através de ritmos afro como o samba, a capoeira, o afoxé, entre outros. Todos reunidos num só local: o Mercado da Ribeira, em Olinda.
Nesta última apresentação, os organizadores da festa pensaram em algo especial, promover uma grande mesa de samba e uma roda de capoeira gigante. Para isto, trarão todos os sambistas e grupos de capoeira que já se apresentaram no Negro Samba Sim. São mais de 20 músicos e inúmeros capoeiristas se confraternizando com o público que sempre marca presença com alegria e alto astral na Ribeira.
“O Negro Samba Sim cumpriu um papel importante porque mantém uma regularidade, estimula e difunde a cultura afro”, afirma a produtora do evento, Viviane Alves. Para o presidente da Unegro em Pernambuco, Eroilton Santos, o Negro Samba Sim foi mais além, conseguiu mostrar para o público que o estado tem sambistas de qualidade. “Alguns sambistas têm externado que fazia muito tempo que não tinham esse espaço. Alguns até estavam fora do mercado e tiveram um palco para tocar”, destaca.
Para comemorar este encontro entre cultura e população, todos os participantes desta última edição do Negro Samba Sim 2008 irão se apresentar de branco e convidam você a também vir de roupa branca. Durante a festa, a prefeita de Olinda, Luciana Santos; o secretário Estadual de Esportes, Nelson Pereira; e a Escola de Samba Galeria do Ritmo serão homenageados como personalidades e grupo que contribuíram com o crescimento da cultura afro no estado.
Mas, calma! Não precisar ficar desanimado antes da hora, pensando que o Negro Samba Sim vai acabar. Esta é apenas a última apresentação do ano. Em 2009, tem mais!
Então, não esqueça! Neste domingo tem a última mesa de samba do projeto Negro Samba Sim, em 2008. A festa começa a partir das 15h, com a apresentação de grupos de capoeira e, logo em seguida, os sambistas colocam todo mundo para dançar. O evento acontece no Mercado da Ribeira, em Olinda, e a entrada é gratuita.
Do Recife,
Daniel Vilarouca