Trabalhadores de Curitiba protestam por redução dos juros

Centenas de sindicalistas e trabalhadores ligados às cinco principais centrais sindicais do Brasil se reuniram na manhã desta quarta-feira (21) para pedir a imediata queda na taxa básica de juros praticada pelo Banco Central.

Eles se concentraram na Praça Santos Andrade e seguiram em caminhada até a sede do Banco Central, no Centro Cívico. Acompanhados de carros de som, os manifestantes bloquearam uma das pistas da Avenida Cândido de Abreu.



O ato foi promovido pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical do Paraná, União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB).



Os manifestantes pediram a redução drástica da Selic para enfrentar a crise, aquecendo a economia e preservando empregos. Uma nova taxa será anunciada no final desta tarde pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.



Segundo Mário Ferrari, presidente do Sindicato dos Médicos do Paraná e dirigente da CTB, a maioria dos países do mundo está reduzindo fortemente os seus juros como forma de gerar crescimento e enfrentar a crise, só o Brasil mantém essa taxa absurda. A taxa vigente é de 13,75% ao ano, a maior taxa de juros reais do mundo.