Gilberto Gil: um dia as máquinas serão autônomas dos homens
“Um dia, as máquinas se tornarão autônomas e serão as herdeiras do legado dos homens na Terra, capazes de se reproduzir e desenvolver sem nossa presença”, disse nesta terça (20) o ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil. O músico foi o primeiro a dar as cara
Publicado 21/01/2009 16:08
Sobre a política das empresas e governos na rede de computadores, Gil exprimiu sua vontade de que “o povo é quem deve dar a designação, mostrar o significado de seus desejos individuais e sociais na área (internet e tecnologia)”.
A “palestra musical” de Gil relembrou trechos de sua carreira artística e intercalou o bate-papo com músicas de sua autoria. Entre discussões filosóficas e debates envolvendo cultura e tecnologia, as histórias foram de personagens do “visionário” escritor Monteiro Lobato até as missões espaciais russas.
A abertura também contou com a presença de Roberto Nascimento, ministro interino da Cultura, e professores que estão dando aulas voluntárias no Batismo Digital – área que promove a introdução ao mundo digital e às novas tecnologias.
Ainda na terça, o ex-ministro se encontrou com Tim Berners-Lee, o criador da web, em outro evento na Campus Party. A partir das 23 horas, a maior feira tecnológica do Brasil começou a Creative Party, no Sarau Digital, que reuniu DJs, como o músico Flu e a banda Teatro Mágico, conhecida por defender o compartilhamento de MP3s.
Ao contrário do que ocorreu na primeira edição do evento, realizada em janeiro de 2008, desta vez a festa perdurou por toda a madrugada, até depois das 3 horas da manhã, enquanto ainda rolava o começo da Festa Criativa da Liberdade na Internet, também pelo Sarau.
Quarta de Lobão
Nesta quarta (21) será o cantor e compositor Lobão que participará da Campus Party no debate sobre “Inclusão Digital e Mobilização Social”. Promovido pela área de Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação (GTE), da Fundação Vanzolini — que participou da montagem de infra-estrutura de conexão e dá suporte técnico do evento — o encontro conta ainda com a participação do jornalista Fábio Lima, editor do caderno Link do jornal O Estado de S.Paulo, e de Rogério da Costa, que é doutor em semiótica e consultor da GTE.
O debate terá como foco o uso da internet como vetor do ativismo social. Serão discutidos temas como a eleição de Barak Obama nos Estados Unidos e a sua preferência pela rede paralela ao broadcast instituído; os novos 'caras pintadas' do Brasil; a pichação digital como manifestação; o novo comportamento social como resultado da era digital, entre outros.
O encontro será realizado na Arena Inclusão Digital da Campus Party e também terá transmissão simultânea pelo site da GTE/Fundação Vanzolini – http://www.vanzolini-ead.org.br/, o que permitirá que os internautas interajam com o debate por chat.
Na Arena, o público poderá participar pelo celular, encaminhando a mensagem (SMS) para o número (11) 9637-5921. Para promover uma maior interatividade com o público presente, também foi instalado um telão, no qual serão reproduzidas as questões dos internautas.
Serviço:
Debate: “Inclusão Digital e Mobilização Social”, promovido pela GTE/Fundação Vanzolini.
Data: 21/01/09
Horário: 17h
Local: Arena Digital Campus Party Brasil
Endereço: Rodovida dos Imigrantes, km.1,5 – São Paulo/SP
Confira trecho do show da banda Teatro Mágico na Campus Party: