Sem categoria

Lideranças internacionais se reúnem em evento paralelo ao FSM

Evento paralelo ao Fórum Social Mundial (FSM), ocorrerá em Belém do Pará, nos dias 30 e 31 de janeiro, o Fórum de Autoridades Locais/ Fórum de Autoridades Locais da Amazônia (FAL/FALA). Em sua oitava edição, o evento reune gestores públicos para a troc

O Fórum das Autoridades Locais (FAL) foi lançado, em 2001, e desde então, ocorre como um evento paralelo ao FSM. Este ano, pela primeira vez acontece o FALA, uma sugestão da governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), a fim de que se abra espaço para questões específicas da região como integração dos países amazônicos e desenvolvimento sustentável da floresta.



“O FAL/FALA será uma oportunidade para governos de todo mundo dividir experiências positivas e buscar soluções para problemas comuns”, acredita Nazaré Imbiriba, secretária da Coordenadoria de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável do Governo Pará, órgão que está promovendo o evento juntamente com a RED FAL (grupo que organiza o FAL).



O vice-prefeito de Paris, Pierre Mansat e o presidente da Comunidade de Aglomeração, Patrick Brauoezec, que reúne oito cidades do entorno da capital francesa, irão apresentar, no evento, a experiência inovadora realizada na Região Metropolitana de Paris, para implementar soluções com base em carências populares.



Estão confirmadas ainda as presenças do prefeito Mario Conejo, da cidade andino-amazônica de Otavalo, no Equador; do diretor-geral da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Helder Vaz Lopes; e do presidente-executivo da Associação Européia de Cooperação com a Palestina, Jehad K. Suleiman Rashid, entre outros gestores públicos.