Ministro Carlos Lupi critica demissões no setor automobilístico
O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, criticou nesta quarta (21) as demissões no setor automobilístico. Segundo ele, com a redução do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) e a retomada das vendas, o empresariado deveria ter “paciência” e aguardado
Publicado 21/01/2009 18:32
“Nós temos que ter nesse momento muita tranqüilidade e o empresariado brasileiro, uma parte dele que graças a Deus é minoria, tem que entender que nem todo o dia é dia de lucro (…) Não pode o trabalhador brasileiro pagar por uma crise que ele não fez”, afirmou.
Disse que o empresariado brasileiro a mais de onze meses vem ganhando muito dinheiro, isto é, um 2008 muito favorável aos seus rendimentos. “Teve essa crise que não foi gerada pelo Brasil e nós temos que ter a capacidade para saber que o Brasil está preparado para enfrentá-la.”
Questionado sobre a proposta de flexibilização dos direitos trabalhistas, Lupi disse que é contra qualquer retirada dos direitos dos trabalhadores. “Continuo com o mesmo pensamento, a mesma idéia, mesmo muita gente me considerando atrasado. Mas, entre ser atrasado e está do lado certo, prefiro ficar ao lado do trabalhador.”
De Brasília,
Iram Alfaia