Petrobrás inaugura Centro de Integração do Comperj em São Gonçalo
No dia 21, a Petrobrás inaugurou o Centro de Integração do Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro). Com três mil metros quadrados de área construída e capacidade para atender 370 alunos em até três turnos, o Centro deve capacitar até 30 mil mora
Publicado 21/01/2009 21:03 | Editado 04/03/2020 17:05
O diretor de Abastecimento da Petrobrás, Paulo Roberto, destacou a importância de qualificar mão-de-obra. “O maior significado deste centro é a possibilidade de formar melhor uma parcela da população brasileira. Desde setembro de 2007 já formamos 3375 alunos que foram qualificados em diversos cursos. Só este ano mais de cinco mil vagas serão oferecidas. Isto ratifica o papel da Petrobrás como empresa cidadã, trazendo benefícios sociais e econômicos para a região do entorno do Comperj”.
Parte integrante do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), o Centro de Integração tem o objetivo de garantir o aproveitamento de trabalhadores locais na implantação do Comperj. Sua abrangência são os 11 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste): Itaboraí, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Casimiro de Abreu, Guapimirim, Niterói, Maricá, Magé, Rio Bonito, Silva Jardim e Tanguá.
A qualificação da mão de obra local começou em 2007. Somente no primeiro ciclo, foram formados mais de três mil alunos em cursos gratuitos voltados à construção civil, ministrados em locais disponibilizados pelas prefeituras dos municípios do entorno do Comperj. Ao todo, porém, serão capacitados cerca de 30 mil moradores da região, em 60 categorias profissionais (82% em nível básico, 17% em nível técnico e 1% em nível superior). O terreno onde foi construído o Centro foi cedido pela Prefeitura de São Gonçalo.
Um processo seletivo em andamento totalizou cinco mil inscritos que fizeram prova no dia 18, para disputar as 350 vagas distribuídas entre os cursos de nível básico (encanador, montador e soldador de estrutura) e médio (encarregado de estrutura, topógrafo, desenhista projetista de tubulação e projetista PDMS). O resultado será divulgado em fevereiro e as aulas começarão em março. A estrutura física do Centro contará com auditório, biblioteca e laboratório de Informática.
Estima-se que o Comperj vai gerar um total de mais de 200 mil empregos diretos, indiretos.
Fonte: Petrobrás