Sem categoria

Bolívia será uma democracia real após o referendo, diz Evo

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse nesta quinta-feira (22) que tem plena convicção de que seu país se transformará em uma democracia verdadeira após o referendo do próximo domingo, quando o povo decidirá pela aprovação ou não da nova Constituição

“É possível transformar a Bolívia, é possível mudar com a participação popular e dos movimentos sociais”, afirmou o presidente, em discurso no Congresso Nacional ao fazer um balanço de três anos de governo.



Durante seu discurso, Evo comparou a Bolívia de três anos atrás com a atual, e disse que o país deixou de ter o status de mero exportador primário, que via seus recursos naturais serem praticamente saqueados a partir de uma política neoliberal decadente.



“Começamos há três anos com uma proposta de uma nova visão de desenvolvimento econômico, social e cultural da Bolívia. Durante os últimos 20 anos o neoliberalismo produziu o aprofundamento da crise estatal, e por isso a população demanda transformações profundas tanto na economia como na sociedade”, afirmou.



Evo lembrou que atualmente o país conta com uma plano nacional de desenvolvimento, que pode ser implementado a partir do momento em que o povo decidir pela aprovação da nova Constituição, que permitirá ao governo assumir a responsabilidade de garantir moradia e serviços básicos de bem-estar como educação, saúde, cultura, esportes, direitos cidadãos, segurança e cidadania para todos os bolivianos.



Fonte: Agência Boliviana de Informação