UJS-BA realiza curso de capacitação para filiados
A União da Juventude Socialista promove, desde a última terça-feira (27/1) e até a sexta (30/1), Curso Estadual de Formação na sede do Sindicato dos Comerciários, em Nazaré. Direcionado à direção estadual e às direções municipais onde a entidade está orga
Publicado 28/01/2009 20:14 | Editado 04/03/2020 16:20
“O curso visa reforçar o caráter ideológico e político da UJS, porque não existe prática revolucionária, sem a teoria revolucionária”, destacou o presidente estadual do órgão, Juremar Oliveira. “O estudo do marxismo tem que ser cotidiano por parte da militância, para que se possa entender o que acontece no mundo, a forma como se dá a luta de classes, e aprimorar a nossa atuação na defesa e construção da revolução na realidade brasileira”, aponta.
A programação contempla palestras com importantes quadros do PCdoB, como o secretário estadual de Formação, Milton Barbosa, que apresentou, na tarde de ontem (27/1), explanações sobre os conceitos básicos da concepção materialista dialética, fundamentando definições do materialismo marxista sobre a matéria, a mente e a consciência, as leis da mudança da sociedade e a visão de homem, além de destacar a atuação da UJS junto aos jovens. “É importante criar oportunidades de vivência, para a juventude, que não seja a comum, alienada de informações e fundamentada na individualidade. Os jovens precisam de experiências de vida mais comprometidas com a transformação da sociedade”, ressaltou.
Na manhã desta quarta, a atual crise do capitalismo foi o tema dos debates e, na parte da tarde, o coordenador estadual do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz – CebraPaz, Antônio Barreto, apresentou uma nova perspectiva para a implantação do socialismo. À noite, será exibido o filme “La revolocion no sera televisionada'' e ''Diários de Motocicleta”. Amanhã, a formação econômica do Brasil e as lutas sociais e políticas dão o tom das discussões, que ainda conta com a exibição do longa, “Araguaia'' e ''Batismo de Sangue”. No encerramento, um debate sobre a UJS e as lutas da juventude brasileira conta com a presença do presidente nacional da União da Juventude Socialista, Marcelo Gavião; seguida por palestra sobre o perfil da juventude baiana, com o professor da UFBA, José Ribeiro.
Plenária Estadual
O debate acerca do planejamento da UJS pra 2009 e o lançamento da campanha “Onde tem juventude, a UJS está presente” são os principais focos da Plenária Estadual promovida pela entidade no final de semana (31/1 e 1/2), e que pretende reunir cerca de 70 militantes no Sindicato dos Comerciários; entre representantes da direção estadual, presidentes municipais e mais dois representantes por municípios, além dos coletivos secundaristas e universitários.
“A meta da campanha é construir cerca de 70 núcleos da UJS – os chamados organismos de base – nas principais escolas e universidades de todo o estado até abril”, adianta o diretor estadual de organização, Caio Botelho. A entidade também aproveita a Plenária para definir o seu planejamento e as linhas de atuação no congresso da União Nacional dos Estudantes – UNE, em junho, seguido pelo da União dos Estudantes da Bahia – UEB.
No domingo, o foco gira em torno da convocação para o Primeiro Encontro Estadual de Jovens Mulheres, a ser realizado nos dias 6 a 8 de março, em Camaçari; e o Primeiro Encontro Estadual de Estudantes Secundaristas da UJS, sediado em Salvador, de 27 a 29 março.
De Salvador,
Camila Jasmin