Marcha das mulheres de Salvador será na terça-feira

O movimento de mulheres de Salvador está organizando uma marcha para celebrar o Dia Internacional da Mulher. A caminhada está marcada para terça-feira (10/3), com concentração às 15h, no Campo Grande, de onde sairá em direção à praça Castro Alves, no Cent

Este ano, a caminhada pretende levar para as ruas, com mais ênfase, dois temas que estão na ordem do dia: a crise econômica mundial e a legalização do aborto. As mulheres vão protestar contra a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara dos Deputados, para investigar aborto em todo o país. A aceitação do pedido de CPI, em dezembro, está sendo duramente criticada por diversas entidades do movimento social, que já se mobilizam contra a instalação da Comissão.


 


As mulheres de Salvador têm um interesse muito grande em discutir o tema, pois de acordo com o dossiê “A Realidade do Aborto Inseguro na Bahia: a Ilegalidade da Prática e seus Efeitos na Saúde das Mulheres em Salvador e Feira de Santana”, de cada 100 internações por parto na capital baiana, ocorrem 25 em decorrência do aborto, número bem acima da média nacional. Os dados do Instituto Mulheres pela Atenção Integral à Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (IMAIS) mostram ainda que  Salvador tem um índice de mortalidade materna cinco vezes maior do que o mínimo definido como aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o aborto a principal causa isolada.


 


 


A marcha vai defender também que as mulheres não paguem pela crise econômica mundial. São elas as primeiras a serem demitidas, as que mais sofrem com o sub-emprego e com as piores condições de trabalho. Também serão levadas para as ruas bandeiras como ampliação da rede de creches em tempo integral, melhores condições de moradia, maior representação nos espaços no poder, além de políticas públicas específicas para as mulheres.


 


“A luta das mulheres acontece o ano inteiro, mas a marcha do 8 de Março é um momento extremamente importante para todas nós, pois é um momento de reunir no mesmo espaço mulheres de todas as frentes de luta. Durante a caminhada, unificamos nossas bandeiras  e mostramos a importância das mulheres para a sociedade. Este é também um momento de celebração das nossas conquistas”, ressalta a secretária da Mulher do PCdoB em Salvador, Rosa de Souza.


 


 


De Salvador,


Eliane Costa