Sem categoria

Dirceu: Fala de general saudoso de 64 é indisciplina grave

As declarações públicas do general Luis Cesário da Silveira Filho perante o comandante do Exército, general Enzo Peri, elogiando o golpe de 1964 e o ditador-presidente de plantão por mais de 5 anos (1969-1974), general Emílio Garrastaú Médici, seriam p

Trata-se, portanto, de um ato gravíssimo de indisciplina, pelo cargo e pelas circunstância – general de Exército, último posto, fez as declarações de público e na transmissão a seu sucessor do cargo de comandante do Comando Militar Leste.


 


O general foi mais longe: criticou as propostas de revisão da doutrina militar brasileira, supostamente discutidas no Alto Comando do Exército e elaboradas pelos Ministros da Defesa, Nelson Jobim,  e de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.


 


O general – que vai vestir pijama e irá para a reserva – elogiou o ditador Médici e o golpe de 64 relembrando seu papel no episódio: ele era cadete e tomou posição de combate no Vale do Paraíba sob as ordens do já então general Médici, que comandava a Academia Militar de Agulhas Negras (RJ), onde Silveira se formava para o oficialato militar.


 


Nas críticas à Estratégia de Defesa Nacional, a indisciplina


 


Essa segunda questão é mais grave: as declarações do general são um retrato da resistência que ainda existe nas Forças Armadas de se submeter ao poder civil, à Constituição e à lei. Querem reserva de mercado para dirigir as forças armadas e a defesa do país como bem entendem, sem participação da sociedade, da nação, do parlamento e do comandante em chefe das forças armadas, o presidente da República.


 


É isso que está em questão, e evidenciou-se  no episódio. Daí a gravidade das declarações. A frase do general sobre defender”a nação do estrangeiro e de si mesma” expressa tudo. E hora, portanto, de o Congresso Nacional chamar para si a discussão da Estratégia de Defesa Nacional, envolver a sociedade na discussão e dar todo apoio aos ministros da Defesa e de Assuntos Estratégicos.


 


Quanto ao general, vai se aposentar e viver de pijama. Mas seu ato gravíssimo de indisciplina é um atentado à Constituição e a democracia.


 


Fonte: Blog do Dirceu