Lula Morais defende maior democratização na comunicação
O deputado Lula Morais (PCdoB) defendeu, em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (12/03), uma maior democratização na comunicação brasileira. O deputado afirmou que, no Brasil, a comunicação está entregue a cinco ou seis grupos familiares, o que a
Publicado 13/03/2009 13:23 | Editado 04/03/2020 16:35
Lula Morais lembrou que as emissoras de TV são concessões públicas e citou o exemplo da TV Diário para defender maior democracia na comunicação. Segundo ele, a TV Diário foi obrigada a retirar a transmissão via satélite em função de pressão por parte da Rede Globo. Isso porque, explicou o deputado, a TV Diário pertence ao mesmo grupo empresarial que tem, no Ceará, o direito de retrasmissão da TV Globo.
Para Lula Morais, esse exemplo é, do ponto de vista da comunicação, “uma violência à democracia e ao direito do telespectador”. O deputado defendeu que os nordestinos que moram nos mais diversos estados do Brasil e do mundo se identificavam com a programação regional da TV Diário. No entanto, estão agora impedidos de assistir à essa programação. “A TV Diário conseguia desenvolver uma programação diversificada, priorizando o regional e chegava aos mais distantes recantos e tinha grande aceitação por parte dos nordestinos de todo o País”, disse, lamentando a retirada do sinal do satélite.
O parlamentar defendeu que é preciso abrir essa discussão para a sociedade sobretudo para evitar que novas atitudes como essa voltem a ocorrer. “A democracia no Brasil vem se fortalecendo, mas requer que nós consigamos alcançar também a democratização da comunicação de uma maneira mais ampla, para evitar que esse tipo de atitude exista e impeça que as pessoas tenham acesso à comunicação de forma livre”, defendeu, avisando que retomará o tema na tribuna da Assembléia em outras ocasiões.
Fonte: Site AL