PCdoB/DF debate projeto eleitoral para 2010
O Comitê Regional do PCdoB/DF realizou neste final de semana uma reunião ampliada com os dirigentes das cidades para debater o projeto eleitoral para 2010.
Publicado 23/03/2009 12:35 | Editado 04/03/2020 16:42
A reunião que contou com cerca de 60 dirigentes, definiu que o ''PCdoB no Distrito Federal terá como centro do desafio eleitoral retomar seu espaço na Câmara Legislativa e lutar para reconquistar um mandato na Câmara dos Deputados''.
Para o presidente do PCdoB/DF Apolinário Rebelo, ''estamos construindo um projeto abrangente que inclua um programa político e um projeto alternativo de poder para as forças de esquerda de forma mais ampla''.
''Nosso projeto é retomar o espaço na Câmara Legislativa, para isso vamos lançar uma chapa completa e também vamos lutar para eleger o nosso deputado federal; para o Senado e o Governo do Distrito Federal vamos buscar compor com as outras forças de centro-esquerda, mas inclusive mantendo a disposição de lançar nomes do PCdoB também'' destacou Rebelo.
Ao final da reunião, o PCdoB/DF divulgou uma nota sobre a reunião:
PCdoB/DF quer chapa própria de distrital
e união de centro-esquerda em 2010
A reunião ampliada do Comitê Regional do Distrito Federal, no final de semana, convocou o partido para a construção do projeto eleitoral de 2010 com chapa própria para a Câmara Distrital, a campanha de filiação, as lutas sociais e a construção do 12º Congresso. Segue a resolução:
1. O Brasil e o mundo navegam na instabilidade da crise internacional. Os reflexos já se fazem sentir na retração econômica, falências, fusões, desemprego, queda dos investimentos e do comércio internacional, desvalorização da produção e mais uma vez tenta-se colocar as conseqüências nos ombros dos trabalhadores.
2. É nesse quadro de tensão e expectativa que o país caminha para as eleições de 2010. O PCdoB/DF, em sintonia com a política nacional do partido, pautará sua atuação pela construção de amplo diálogo com as forças que compõem a base de sustentação do governo Lula, pela estruturação em novas bases do Bloco de Esquerda, para fazer vitoriosa essas em forças no DF e no Brasil.
3. O PCdoB no Distrito Federal terá como centro do desafio eleitoral retomar seu espaço na Câmara Legislativa e lutar para reconquistar um mandato na Câmara dos Deputados. Para realizar esse objetivo está em curso a montagem de uma chapa própria para a CLDF e ajustes para o projeto de deputado federal. O Partido lutará por uma alternativa de centro-esquerda que saia da polarização artificial e hegemonista que se tenta impor a maioria das forças políticas do DF.
4. Outra tarefa fundamental da agenda partidária é a realização do 12º. Congresso Nacional do Partido. Momento máximo de nossa democracia e das decisões partidárias, terá em seus debates a crise econômica, política e ideológica do capitalismo mundial e seus reflexos e perspectivas para o Brasil. O Congresso deve promover a atualização do Programa Socialista do Partido e definir uma Política de Quadros, sustentáculo importante da estrutura partidária.
5. O Partido, no Distrito Federal, está decidido a aproveitar esse momento para se reestruturar, conquistar novas lideranças políticas e de massa, realizar expressivas conferências nas cidades e preparar uma grande conferência regional que nos coloque à altura dos nossos desafios.
6. No encaminhamento dessas ações, tem relevância nossa atuação nos movimentos sociais: mulheres, negros, comunitário, sindical e de juventude. É preciso mobilizar o povo contra os efeitos da crise e acumular forças para ser protagonista na batalha de 2010. É preciso envolver o partido na batalha pela consolidação e o congresso da CTB; montar delegações amplas para os Congressos da UNE e da UBES; ampliar a ação da UJS; e se fazer presente nas Conferências nacionais de comunicação, educação, esporte e Igualdade Racial e Segurança Pública. Vivas aos 87 anos do Partido Comunista do Brasil.
Brasília, 21 de março de 2009
Comitê Regional do PCdoB/DF
De Brasília
Gustavo Alves