Água fonte da vida
Dia 22 de março comemora-se o Dia Mundial da Água. Deve-se a isso o fato da água ser um recurso natural finito e vital para a humanidade. Não dá para fingir que nada está acontecendo. É preciso aprofundar o debate sobre o estabelecimento de políticas públ
Publicado 23/03/2009 16:24 | Editado 04/03/2020 17:18
Fala-se até na 3ª Guerra Mundial pelo controle das águas disponíveis. Sem falar nos corpos d´agua que morrem pela falta de preservação da mata ciliar e pelo excesso de resíduos depositados pela população inconsciente e por que não dizer inconsequente.
Porém temos também boas notícias! A maior reserva de água potável do planeta está sob nossos pés: o Aquífero Guarani, cuja abrangência atinge oito estados brasileiros, que são São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Goiás, além da Argentina, Paraguai e o Uruguai.
A pretexto de treinar tropas paraguaias, já é marcante a presença do exército norte americano nessa região, pondo em risco o controle político do aquífero.
Nesse sentido defendemos:
• Estabelecimento de políticas públicas para preservação desse recurso natural,
• Uso racional da água
• Pelo controle político do Aquífero Guarani, com a participação somente dos países de sua abrangência
• Pelo uso democrático, sem especulação, das águas do planeta.
Em Guarulhos, em 2005, foi aprovada a lei 6076/05 de minha autoria, que criou o Conselho Municipal de Recursos Hídricos – CMRH, que é um órgão consultivo e que tem por objetivo assegurar o uso racional dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos da cidade, incentivar o reuso da água não potável, acompanhar o lançamento de efluentes e de esgotos domésticos e industriais nos cursos de água do Município, acompanhar e fiscalizar a coleta e a destinação do lixo urbano, objetivando evitar a contaminação dos mananciais e lençóis freáticos, e muitas outras ações que assegurem que o guarulhense não sofra com a falta d´agua no futuro. Entretanto essa lei aguarda regulamentação do executivo.
Água é fonte da vida. Não importa quem somos, o que fazemos, onde vivemos, nós dependemos dela para viver.Essa luta é minha, é sua e de toda a sociedade. Use conscientemente a água.
Luiza Cordeiro, professora da Rede Estadual de Ensino e vereadora de Guarulhos pelo PCdoB.