Seminário nacional africanidades e afrodescendência realiza formação de professores em Fortaleza

Promover a formação de professores para o ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras. Esse é o principal objetivo do Seminário Nacional Africanidades e Afrodescendência, que acontece por toda esta semana na Faculdade de Educação (Faced

O seminário é dedicado aos secretários de Educação dos municípios brasileiros, gestores, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e demais interessados nesta temática. O objetivo do evento é introduzir e demarcar a importância de embasamento teórico para o ensino da história e das culturas africanas e afro-brasileiras, promover o intercâmbio entre pesquisadores da área e discutir a problemática do racismo e suas estratégias de superação.


 


Durante o seminário, os educadores participam de palestras e oficinas variadas, dinamizadas pedagogicamente pelas práticas das festas e das formas coletivas de expressão das africanidades. As oficinas são diversas, permitindo uma escolha das áreas de maior interesse dos educadores, que poderão diversificar os seus campos de formação dentro da ótica da interdisciplinaridade.


 


A formação visa a oferecer subsídios para a efetivação da Lei 10.639/2003, que trata da obrigatoriedade do ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas de Ensino Básico.


 


Fonte: Prefeitura de Fortaleza