Emprego e salário caem em São Paulo
O emprego no Estado de São Paulo ficou praticamente estável em fevereiro, com a perda de 95 vagas formais em relação a janeiro, de acordo com o Observatório do Emprego, levantamento realizado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado
Publicado 25/03/2009 12:59
Na comparação com o mês de fevereiro do ano passado, o Estado ganhou 323.072 vagas formais. Entretanto, no acumulado do ano, 38.771 postos foram fechados em São Paulo. O secretário estadual do Emprego de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, avaliou que os dados são preocupantes e chamou atenção para o fato de que em fevereiro de 2008 houve geração de 37.140 vagas no estado, na comparação com janeiro de 2008.
O salário médio dos admitidos em São Paulo foi de R$ 854 em fevereiro deste ano. Na comparação com janeiro, houve uma redução real de 6,1% no salário. Já na comparação com fevereiro do ano passado, foi registrado aumento de 1%. Para Afif Domingos, esta alta de 1% é um número baixo, já que abrange todo um ano de crescimento econômico no país. “Isso mostra uma desaceleração forte dos salários”, avaliou.
A Força Sindical avaliou que a decisão do governo de ampliar o número de parcelas do seguro-desemprego para alguns setores da economia poderá amenizar a situação econômica dos trabalhadores desempregados, mas defendeu que a medida seja estendida a todos os trabalhadores que perderam o emprego.
Com agências