Presidente nacional do PCdoB participa da comemoração dos 87 anos do Partido em Foz do Iguaçu

Nesta quarta-feira (25/03), às 19h30, na Assemib – Associação dos Empregados da Itaipu Binacional, a festa em comemoração aos 87 anos de existência do PCdoB terá a presença especial do Presidente Nacional do Partido Comunista do Brasil Renato Rabelo. O di


Além da presença de Rabelo, participarão do evento, o Presidente Estadual do PCdoB, Milton Alves, o Prefeito Municipal, Paulo Mac Donald Ghisi, representantes do Poder legislativo e diversas entidades sociais e culturais. Na ocasião, o PCdoB realizará um ato político com a filiação de novos membros, a divulgação dos próximos passos eleitorais e organizativos do partido e o lançamento da Campanha Estadual “Mais PCdoB”.



De acordo com o comitê estadual do PCdoB a campanha “Mais PCdoB” visa fortalecer os vínculos políticos e ideológicos da militância do partido, realçando o compromisso dos membros do coletivo partidária com a construção partidária, a sustentação financeira da atividades do partido e a formação política dos filiados.



Para o presidente estadual do PCdoB Milton Alves “a campanha é um momento fundamental para afirmar a natureza do PCdoB, seus objetivos políticos imediatos e estratégicos. E ao mesmo tempo fomentar uma ampla ação política,visando ampliar a força dos comunistas nas lutas sociais, na esfera institucional e na luta de idéias”.



De acordo com o Presidente do PCdoB de Foz, Nilton Bobato, a campanha na cidade terá como prioridade a formação dos filiados do Partido e a consolidação de candidaturas do PCdoB. “Além de priorizar os instrumentos de formação, a campanha Mais PCdoB em Foz deve trabalhar com a hipótese de lançamento da candidatura do vice-prefeito Chico Brasileiro ao cargo de deputado Federal”, avisou.



História



Nestes 87 anos de luta pelo socialismo, o PCdoB protagonizou as principais transformações do País, sofrendo diversas conseqüências, desde a ilegalidade às tentativas de extermínio na época da ditadura. Bravamente, a agremiação mais antiga do País, prosseguiu com a luta pelo fim da exploração e pela liberdade de expressão. Com a redemocratização e o retorno a legalidade, o PCdoB começou sua trajetória cada vez mais marcante no espaço institucional brasileiro.



O partido participa do governo Lula desde seu primeiro mandato e ajudou a construir sua primeira vitória numa aliança que começou em 1989. Consolidou seu nome, ampliou sua bancada, elegeu prefeitos, senadores e nomes que hoje batalham, no Legislativo e no Executivo, por um Brasil igualitário, soberano e desenvolvido.



Em Foz do Iguaçu a história do partido se confunde com a chegada em 1990 do militante paraibano Chico Brasileiro à cidade. Na época, Brasileiro veio para cidade em virtude da aprovação em concurso público na área da saúde. Após dois anos, Brasileiro e mais alguns membros ligados anteriormente ao partido organizaram a sigla e começaram a atuar nos movimentos sociais.



Brasileiro lembra que por volta dos anos 80, o PCdoB já possuía uma existência na cidade. “Havia uma célula partidária em Foz, porém os comunistas estavam na clandestinidade devido a ditadura e somente após a redemocratização que o partido se organizou”, disse.



Ao longo desses 20 anos o PCdoB de Foz participou ativamente da vida política da cidade, através dos estudantes, trabalhadores, artistas e movimento comunitário. As lutas políticas nacionais e estaduais também encontraram nos comunistas de Foz do Iguaçu sua parcela de mobilização, como o Fora Collor de 1992, as lutas contra as privatizações da Copel e do Banestado, contra as privatizações do setor de telecomunicações e contra a Reforma Administrativa Neoliberal de FHC.



As lutas internacionais também não passaram ao largo da militância local. Foram inúmeras e decisivas a participação do PCdoB em manifestações na fronteira contra o imperialismo norte-americano, em solidariedade ao povo palestino, em defesa de Cuba, contra o sionismo israelense, contra a ocupação do Iraque, em defesa dos trabalhadores latino-americanos, pela unidade da esquerda latina, contra a Alca e em solidariedade a diversas lutas do continente, como a dos rebeldes colombianos.



Atualmente, o PCdoB possui mais de 200 filiados em diversas áreas de atuação e possui mandato na Câmara, através do vereador Nilton Bobato e no Executivo, com o ex-vereador e atual vice-prefeito, Chico Brasileiro.



De Foz do Iguaçu, Jaqueline Castro