PCdoB comemora aniversário com homenagem a líder mulher
''Parabéns para você e para o nosso Partido por ter uma figura como a deputada Jô Moraes''. As palavras do prefeito de Olinda e ex-líder do PCdoB na Câmara, Renildo Calheiros, marcaram os 87 anos do PCdoB que foram comemorados, na tarde desta quarta-fe
Publicado 25/03/2009 19:56
Na próxima terça-feira (31), o aniversário do PCdoB, mais antigo partido político do Brasil, será comemoração com sessão solene no Senado. O requerimento, de iniciativa do senador Inácio Arruda (CdoB-CE), foi apoiado pelos senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Jefferson Praia (PDT-AM), Lobão Filho (PMDB-MA), João Vicente Claudino (PTB-PI), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Jarbas Vasconcellos (PMDB-PE).
As comemorações na Liderança foram marcadas pela camaradagem e o bom humor. O atual líder, deputado Daniel Almeida (BA), deu início ao evento, destacando que a inauguração do retrato da líder Jô Moraes na galeria de líderes representa ''uma justa homenagem da nossa bancada.''
Renildo Calheiros, que falou como presidente em exercício do Partido, já que Renato Rabelo estava em Foz do Iguaçu cumprindo agenda na tríplice fronteira, fez a saudação. Ele lembrou que há uma solicitação do Renato e do secretário de Organização, Walter Sorrentino, para integrar nossa galeria o nosso camarada Aurélio Peres, importante parlamentar nosso na época em que nosso Partido estava na ilegalidade e que fez papel semelhante ao dos nossos líderes.
Jô Moraes foi a primeira líder mulher do partido. Em suas palavras de agradecimento, ela diz que uma vez indagada por jornalistas sobre a força da bancada feminina, explicou que “(isso) é o novo e o moderno que o Partido apresenta à sociedade, que suas mulheres tem espaço”, acrescentando, em tom de brincadeira que “ai dos homens que não reconheçam esse espaço.”
A deputada Perpétua Almeida (AC), ao entregar-lhe um buquê de flores, disse que as demais deputadas – são cinco ao todo – se sentiam muito bem representada por você ser a primeira líder. “Você é uma referência para a gente: companheira valiosa e combativa.”
A homenageada contou o caso de uma empresa que estava com o nome com problemas no mercado e que chamou um marqueteiro para ajudar na recuperação da sua imagem. O marqueteiro disse que o passado tem mais força na história do que qualquer crise momentânea. “Eu reconheço que o PCdoB superou aquela fase em que a legenda parecia – com a queda do muro de Berlim – que estava fora do contexto histórico e cresce e avança na integração do processo político”, afirmou a parlamentar fazendo paralelo entre as duas histórias.
Crescimento
Para o senador Inácio Arruda, “os comunistas tiveram, e continuam tendo, influência decisiva no rumo da história política da sociedade brasileira, tendo como principais bandeiras o socialismo, a democracia, a soberania nacional e os direitos dos trabalhadores, entre outras.”
Ele disse ainda que “neste 87º aniversário, o PCdoB quer que os trabalhadores, intelectuais, jovens, mulheres e homens conscientes ofereçam sua contribuição opinando sobre os rumos do desenvolvimento, democratização política e social, defesa do meio ambiente, e da afirmação crescente da soberania nacional e integração continental. Esta pauta, em um diálogo mutuamente enriquecedor, para construir uma esquerda cada vez mais necessária ao Brasil e aos brasileiros.
No Congresso Nacional, o Partido possui uma bancada de 12 deputados e um senador. Nas últimas eleições, em 2008, o PCdoB conquistou importantes espaços políticos, elegendo 41 prefeitos e 604 vereadores.
De Brasília
Márcia Xavier