Centrais sindicais realizam 1º de maio unificado no Piauí
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e a Central Única dos Trabalhadores – CUT iniciaram na segunda-feira (13) as mobilizações para a construção do Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores no Piauí.
Publicado 13/04/2009 12:18 | Editado 04/03/2020 17:02
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB e a Central Única dos Trabalhadores – CUT iniciaram na segunda-feira (13) as mobilizações para a construção do Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores no Piauí. A reunião, realizada na sede da CUT, contou também com a presença de representantes do Sinpro, do Sinte, do Sinttel, da Famcc, dos Comerciários Sitricon e sociólogos.
Todas as entidades foram ouvidas e as principais intervenções destacaram a necessidade da realização de uma caminhada no centro de Teresina, com destaque para o consenso sobre a unidade dos trabalhadores. A manifestação objetiva também opor-se à ofensiva patronal, que se utiliza do “discurso da crise” para promover demissões de trabalhadores por todo o país.
A reunião resolveu que, no próximo dia 16 de abril, será realizada uma grande plenária de entidades. Na oportunidade, será detalhada a mobilização do dia 30 de abril e as demais atividades do 1º de maio.
Um pouco da história do 1º de maio
Em 1886, em Chicago (Estados Unidos) que era uma cidade bastante industrializada para seu tempo, milhares de trabalhadores e trabalhadoras saíram às ruas e fizeram atividades por toda cidade. Nessas mobilizações uma das principais bandeiras de luta era a redução da jornada de trabalho de 13 horas para 8 horas. A mobilização dos trabalhadores durou dias e, segundo alguns estudiosos, foram doze mortes entres os trabalhadores, sete mortes entre policiais, dezenas de feridos e inúmeras depredações.
Em 20 de julho de 1889, na França, a 2ª Internacional Socialista deliberou pela criação do Dia Mundial do Trabalho e que o mesmo seria comemorado todo dia 1º de maio.
Existem documentos que comprovam a comemoração desta data no Brasil desde o século IX. Foi também em 1º de maio que os brasileiros viveram a instituição do Salário Mínimo (1940) que deveria suprir a necessidade básica das famílias brasileiras e a Justiça do Trabalho (1941) para mediar conflitos entre trabalhadores e patrões.