Teresina sofre os efeitos das fortes chuvas de abril

O período de chuvas no Piauí é conhecido por sua crescente intensidade nos últimos anos, efeito direto das mudanças climáticas.

O período de chuvas no Piauí é conhecido por sua crescente intensidade nos últimos anos, efeito direto das mudanças climáticas. Teresina é uma das principais atingidas, com grande índice de alagamento e registros de desabrigados, principalmente nos bairros das zonas Norte e Sudeste.


 


 


No último fim de semana, as chuvas elevaram o nível médio dos rios Parnaíba e Poti, este em cerca de um metro. Só na última segunda-feira (13) o rio subiu mais 15 centímetros. Mais de 50 famílias já foram removidas das zonas de risco e outras 100 ainda moram em casas ameaçadas de desabamento.


 


 


Metereologistas tinham descartado o risco de alagamentos com base nos índices pluviométricos anteriores, mas foram surpreendidos pelos registros de abril. De acordo com a Semar (Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), não há possibilidades de enchentes, mas as chuvas continuarão fortes durante todo o mês.


 


 


A Prefeitura de Teresina garante que está monitorando as áreas de risco e atendendo às solicitações da comunidade. Porém, cada vez mais populares denunciam a negligência das autoridades em relação ao problema que sempre enfrentam nas épocas chuvosas.