Sem categoria

Obama declara guerra à evasão fiscal nos EUA

A Casa Branca propôs um plano para reduzir os benefícios fiscais concedidos às corporações que investem no exterior e intensificar o combate à evasão de impostos de empresas e pessoas físicas. De acordo com o governo dos Estados Unidos, o plano incluir

No total, as ações propostas deverão render à administração federal cerca de US$ 210 bilhões em dez anos. Durante a apresentação do plano, o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, disse que o objetivo da administração é “restaurar o equilíbrio e a justiça” no sistema tributário do país e acabar com “benefícios fiscais indefensáveis”.


 


O presidente Barack Obama disse que as propostas visam assegurar que as companhias norte-americanas “paguem o que devem.” Atualmente, as empresas fazem deduções imediatas em seus impostos sobre investimentos no exterior, mas atrasam o pagamento dos impostos sobre lucros gerados por esses mesmos investimentos externos.


 


Obama caracterizou a prática como parte de um sistema tributário “quebrado”, que favorece empresas que investem no exterior em oposição a aquelas que investem e criam empregos dentro do país. Sob a proposta da administração, as empresas seriam impedidas de deduzir seus impostos sobre investimentos estrangeiros até que pagassem os impostos sobre seus lucros no exterior.


 


Com agências