Uberabenses lançam Frente Sindical
Representantes de diversos sindicatos se reuniram na tarde da quarta-feira (6) com o presidente da Câmara de Vereadores, Lourival dos Santos (PCdoB), para o lançamento da Frente Sindical da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).
Publicado 07/05/2009 16:57 | Editado 04/03/2020 16:51
Participaram do encontro representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas de Turismo, Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino, Sindicato dos Professores, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário, Sindicato dos Transportes de Passageiros, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato dos Empregados no Comércio, Sindicato dos Bancários de Uberaba e Sindicato dos Empregados da rede Hoteleira.
A iniciativa foi dos próprios representantes sindicais, liderada por Marcos Gennari, da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino. Além do presidente da Câmara, também estiveram presentes à reunião os vereadores Carlos Alberto de Godoy (PTB) e Almir Silva (PR).
A programação que marca o mês do trabalho no município foi um dos temas dos representantes sindicais, bem como a discussão em torno do eixo central, que é a redução da jornada, sem redução de salários, reforma urbana e agrária, defesa do emprego e renda, valorização dos serviços e servidores públicos. Durante este mês de maio os sindicatos estarão realizando panfletagem em diversos locais e fóruns de debates no plenário da Câmara.
Para Lourival dos Santos, o trabalhador é a mola-mestra do país, mas não é valorizado. Ele aproveitou a oportunidade e prometeu aos sindicalistas elaborar um projeto para criar o mês de conscientização do trabalhador.
A programação elaborada pelos sindicatos vai até o dia 21 de maio, quando acontecerá um Seminário de Formação Sindical, que terá como tema “A Crise do Capitalismo”, no plenário da Câmara Municipal, a partir de 16h, sob a coordenação de Celina Áreas, membro da CTB de Minas Gerais.
Mara Santos, do Jornal da Manhã