Entidades organizam seminário “Alternativa democráticas para o Maranhão”.

O seminário começou a ser organziado nesta sexta, 8, em reunião com várias entidades. O convite foi formulado pela CUT, CTB e Cáritas. No próximo dia 11 as entidades voltam a se reunir para fechar a programação.

Entidades convocadas pela CUT, CTB e Cáritas realizaram hoje,8, a primeira reunião preparatória do seminário “Altenartivas Democráticas para o Maranhão”, marcado para o dia 25 de maio, em São Luís. O objetivo do seminário é desencadear um processo de avaliação da conjuntura política do Maranhão enfocando o papel dos setores democráticos-populares após a cassação do ex-governador Jackson Lago(PDT) e posse da governadora Roseana Sarney(PMDB).


A reunião contou com a participação, além dos anfitriões, de representação do Sindicato dos Professores do Maranhão, Sindicato dos Servidores Públicos Federais, Sindicato dos Funcionários da UFMA, e dirigentes do PCdoB e PT.


O professor Francisco Gonçalves,ex-presidente estadual do PT e pesquisador da realidade política maranhense, destacou a importância da iniciativa “para formular caminhos, encontrar propostas que aglutine os setores democráticos e crie as condições de disputa real de poder em 2010”. O coordenador regional da Cáritas, Ricarti Almeida, chamou a atenção para a situação de abandono de várias regiões do estado e para os impactos sociais negativos dos chamados grandes projetos. “Precisamos fazer uma análise profunda da realidade maranhense, que ultrapasse os desafios eleitorais”, disse.


Na próxima segunda, 11, as entidades voltarão a se encontrar para montar a programação do evento. “Temos condições de formular uma alternativa eleitoral para o Maranhão e é necessário desde já que a gente inicie o debate”, afirmou o presidente da CUT, Nivaldo Araújo. Cláudio Bezerra, da direção da CTB, reforçou a importância que a iniciativa tem por permitir que os movimentos sociais se articulem para interferir na definição do cenário eleitoral de 2010.