Jandira planeja “Virada Cultural” baseada na experiência paulista em junho
A secretária municipal de Cultura do Rio, Jandira Feghali, quer trazer para a cidade a experiência da Virada Cultural, que ocorre em São Paulo há 5 anos. Na capital paulista o evento ocorrido no dia 3 reuniu 4 milhões de pessoas em 24 horas de atrações. N
Publicado 08/05/2009 20:55 | Editado 04/03/2020 17:04
Segundo Jandira, “a ideia é marcar a ocupação das ruas com cultura. Para isso, tomamos como referência a ousadia paulista. Mas vamos ousar muito mais. Teremos atrações espalhadas por toda a cidade”.
Mais uma parceria da Secretaria com a Globo Rio, o Viradão vai ter quatro grandes palcos espalhados pela cidade – Praça XV, Madureira, Santa Cruz e Cidade do Samba – e atrações nas Zonas Norte, Sul e Oeste.
As Lonas Culturais e as redes municipais e estaduais de teatro também vão receber espetáculos extras, sempre gratuitos ou a preços populares.
No evento, haverá apresentações de espetáculos circenses, teatro, mímica, exposições, performances e produtos da cultura urbana, como o grafite, o skate e o hip hop.
“Além de virar a noite, o Viradão tem este nome porque vai ‘virar’ com a própria cidade”, explica Jandira. “Vamos fazer a Zona Sul receber atrações da Zona Oeste e vice-versa. Os cariocas vão se conhecer e se reconhecer. A ocupação cultural da rua vai reintegrar a cidade com a vida de cada um. Uma das marcas da minha gestão será fazer da cultura um grande filtro para se pensar e se modificar a vida urbana e o Viradão é um grande passo na direção da análise da cidade”.
Dia das mães
A Secretaria Municipal de Cultura também ocupará as ruas no próximo domingo – Dia das Mães – com várias manifestações artísticas produzidas pelos cariocas. No dia 10, a cidade volta a receber o Palco sobre Rodas. Casa de espetáculos móvel montada em cima da boleia de um antigo caminhão da Comlurb, o Palco Sobre Rodas já tinha feito apresentações em escolas municipais. Agora, faz sua estreia oficial em um show que vai reunir Sandra de Sá e a Orquestra Lunar, composta apenas por instrumentistas mulheres.
A apresentação acontece às 17h, na Praça Agripino Grieco, no Méier, e tem apoio institucional da Globo Rio. Além de homenagear as mães do Rio, o show de Sandra, rainha carioca do soul, também inicia as comemorações pelo aniversário do Méier, no dia 13 de maio.