Fórum de Educação do Ceará promove em Maracanaú debate sobre o desafio da aprendizagem
“Os alunos estão na escola. O que fazer para lhes garantir aprendizagem?”. Para buscar respostas a essa questão e apontar caminhos para a melhoria da qualidade de ensino, o Fórum de Educação do Ceará promove este sábado, 23/5, mais uma edição de seus enco
Publicado 18/05/2009 14:33 | Editado 04/03/2020 16:35
“O objetivo do Fórum é ir direto ao ponto no debate sobre esse tema, um dos que mais intrigam os professores hoje em dia. O Poder Público avançou na universalização do ensino, conseguiu garantir que praticamente todas as crianças estejam na escola. Mas como garantir a qualidade do processo de aprendizado? Esse é a grande questão da educação hoje”, destaca o deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), cujo Mandato promove o Fórum, com apoio, nesta edição, da Secretaria de Educação de Maracanaú e da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 1.
“Através das reuniões do Fórum de Educação, estamos levando a discussão sobre esse tema às diversas regiões do Estado. Ao final, teremos uma amostra do que pensam os professores cearenses sobre o que se deve fazer para favorecer o processo de aprendizagem pelos alunos das diferentes modalidades de ensino”, explica a coordenadora do Fórum, professora Samia Helena de Souza. “Com essa contribuição dos professores, de suas visões e experiências, vamos tirar propostas concretas para buscar avanços na qualidade de ensino em nosso Estado”, acrescenta.
A palestra principal desta edição do Fórum será feita pelo professor Edvar Costa, titular da Universidade Vale do Acaraú – UVA e doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC. “Essa discussão é fundamental para os professores de hoje, que têm muito a contribuir com o que vivenciam no dia-a-dia da escola, tanto quanto às insuficiências com que se convive, quanto pelas experiências positivas que já existem e podem ser ampliadas”, ressalta o professor.
Inscrições
A reunião do Fórum de Educação do Ceará em Maracanaú é aberta à participação de todos os interessados no tema. Inscrições podem ser feitas no local do evento, ou, previamente, na Secretaria de Educação de Maracanaú e no CREDE 1. Esta é a segunda edição do Fórum em 2009. No primeiro encontro, realizado em 28 de março, em Sobral, cerca de 300 participantes estiveram envolvidos nas discussões.
Fonte: Ass. Imprensa – Dep. Fed. Chico Lopes – PCdoB-CE