Protesto: bicicletas tomam BH contra mortes no trânsito
As bicicletas estão em cena e em Belo Horizonte, assim como em outras cidades, quem se aventura a pedalar pelas vias públicas enfrenta um grave problema: a falta de respeito no trânsito. Ontem (20), ciclistas de várias partes do mundo participaram do Peda
Publicado 21/05/2009 15:44
Ciclistas participam do Pedal do Silêncio na capital mineira
Na capital, o pelotão se concentrou no início da noite na Praça da Liberdade e saiu em pedalada pelas ruas da Região Centro-Sul, num percurso de 15 quilômetros. A manifestação em duas rodas é mais do que um grito de alerta aos motoristas, já que a expectativa dos ciclistas é de que prefeituras e órgãos de trânsito, principalmente, se conscientizem da importância desse meio de transporte.
“Sabemos que em 2007, em BH, foram registrados 730 acidentes envolvendo bicicletas, com 10 mortes. Mas não temos nenhum dado do ano passado. Faltam números até mesmo de quantos ciclistas há na cidade. Daí, é impossível pensar que serão desenvolvidas políticas públicas para incentivar esse meio de transporte ou mesmo garantir a segurança dos ciclistas”, afirma a comerciante Flávia Baltazar, integrante da organização do evento em BH.
O bancário Vinicius Mundin, também da organização, explica que o evento é realizado na terceira quarta-feira de maio. “Não é apenas um passeio, mas um alerta para as várias vidas de ciclistas perdidas no Brasil anualmente, cerca de 1,5 mil. Belo Horizonte é uma cidade viável ao uso da bicicleta como meio de transporte. Estudo da BHTrans mostra que 50% das vias são adequadas ao tráfego ciclístico e apenas 15% não oferecem condições. Não é apenas a criação de ciclovias que vai incentivar a atividade, mas também o respeito dos motoristas de veículos motorizados à vida de quem usa a bicicleta”, alerta Vinicius.
O analista de sistemas Humberto Guerra, que também ajudou a organizar a iniciativa, explica que os ciclistas belo-horizontinos foram os primeiros a aderir ao evento no país, em 2006. De acordo com ele, em pelo menos outras cinco capitais brasileiras a manifestação seria realizada, somando-se a mais de 200 cidades em todo o mundo.
A primeira edição do movimento ocorreu em 2003, em Dallas (EUA), em homenagem ao ciclista Larry Schwartz, morto em um acidente com um ônibus meses antes. A manifestação geralmente prevê um passeio silencioso por alguns quilômetros na cidade, com os ciclistas vestindo uma camiseta branca e uma tarja preta em um dos braços. A velocidade da bicicleta não pode ultrapassar os 20 km/h. Além da homenagem, a pedalada tem a intenção de chamar a atenção de todos para o fato de que os ciclistas têm o direito de compartilhar as ruas com os meios de transporte motorizados.
Fonte: Estado de Minas