Solimar Oliveira lança livros durante 7° Salipi
Solimar Oliveira Lima é maranhense radicado no Piauí, economista, Mestre e Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Publicado 08/06/2009 08:26 | Editado 04/03/2020 17:02
Começa nesta segunda-feira a 7ª edição do Salão do Livro do Piauí, que acontece no Complexo Cultural Praça Pedro II. Como em todos os anos, além da feira, o lançamento de livros também faz parte da programação. O Professor Doutor pela Universidade federal do Piauí Solimar Oliveira lança, na tarde de hoje (8), a Coleção Diversidades, com os títulos Homossexualidades sem fronteiras: olhares; Homossexualidades sem fronteiras: olhares sobre o Paiuí; AIDS e seus desnudamentos (organizados juntamente com Francisco de Oliveira Barros Junior) e Sertão Negro.
A peça de resistência da participação da BOOKLINK, editora carioca que publica os livros, é o livro Governo e políticas públicas – A experiência do Piauí, que tem como organizadores Solimar Oliveira Lima e Rosangela Assunção. É obra caudalosa, que percorre, corajosamente, oito décadas da história do estado, passadas em revista por destacados historiadores em atuação no estado: além dos organizadores, participam do volume os ensaístas Idelmar Gomes Cavlacante Júnior, Kléssio Vieira Brasil, Márcia Castelo Branco Santana, e Raimundo Nonato Lima dos Santos. A apresentação da obra é assinada pelo economista e professor da UFPI, Fonseca Neto. Um dos ensaios mais lúcidos e corajosos que enfeixam o volume é o assinado pelo historiador Solimar Oliveira Lima, que certamente, vai provocar muita celeuma, pela coragem e discernimento com que se debruça sobre a realidade econômica, política e social local – uma abordagem que constitui valioso subsídio para estudos futuros que vierem a ser desenvolvidos sobre o Piauí.
Solimar Oliveira Lima é maranhense radicado no Piauí, economista, Mestre e Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Pontífícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Ciências Econômicas e do Mestrado em História. É coordenador do Núcleo de Pesquisas sobre Africanidades e Afo-Descendência-IFARADÁ da UFPI.