Governo do Piauí dará incentivos para a preservação do meio ambiente
O projeto faz parte de uma série de ações do Governo do Estado que foram lançadas no fim da última semana.
Publicado 08/06/2009 09:01 | Editado 04/03/2020 17:02
Estimular a preservação do meio ambiente. Esse é o objetivo do Governo do Estado, através da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMAR, com o auxílio financeiro, Bolsa Verde, que deverá ser concedido para os trabalhadores rurais que residem no entorno da Área de Preservação Ambiental – APA do Rangel, na região de Curimatá. O projeto faz parte de uma série de ações do Governo do Estado que foram lançadas no fim da última semana, durante a realização do I Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
O Governador Wellington Dias explicou que o projeto piloto irá fazer um levantamento das famílias que poderão realizar serviços na comunidade em troca de uma remuneração em dinheiro. ''O projeto Bolsa Verde será feito inicialmente com as famílias do APA do Rangel, onde elas receberão um auxílio para ajudar na preservação ambiental'', enfatiza.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Dalton Macambira, as família cadastradas serão treinadas para combater incêndios, fazer plantio de mudas, realizar ações que despertem a conscientização ambiental para as futuras gerações, nas escolas e comunidade em geral. É importante frisar, que quanto maior a área plantada, maior será a remuneração'', ressaltou.
De acordo com o governador, a meta é ampliar o projeto para os 11 territórios do Piauí, criando o chamado ''Guardiões da Floresta'' já existem em vários estados, como Pará, Amazonas, Tocantins, Acre, dentre outros. Ainda segundo o próprio governador, a idéia é que o governo possa trabalhar a clareza dos custos para realizar o projeto e assim transforma em uma política permanente de proteção ambiental no Estado.