Nova pesquisa CNI/Ibope será divulgada nesta terça-feira (9)
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga amanhã, terça-feira (09/06), a partir das 11h40, em Brasília, nova edição da pesquisa de opinião CNI-Ibope sobre o desempenho da administração federal.
Publicado 08/06/2009 16:40
A pesquisa mostra a mais recente avaliação do governo e da imagem do presidente da República. Também serão divulgados índices de respostas que incluem expectativas da população sobre a economia e o desemprego para os próximos meses.
A presente pesquisa traz ainda os resultados de sondagem de intenção de voto para presidente da República na eleição de 2010.
Segundo a coluna Radar On-line, publicada pelo jornalista Lauro Jardim, da Veja, a pesquisa Ibope mostrará a ministra Dilma Rousseff com cerca de 17% das intenções de voto (em março, tinha 12%).
Última edição foi em março
A última edição da pesquisa CNI/Ibope foi divulgada no final de março. Nela, foi registrada queda nos índices de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o levantamento CNI/Ibope de março, a aprovação ao governo havia caído nove pontos percentuais, oscilando do recorde histórico de 73% em dezembro, para 64% em março.
Na ocasião, o diretor de Relações Institucionais da CNI, Marco Antônio Guarida, avaliou que os dados econômicos influenciam maciçamente na forma como a população avalia o governo.
Datafolha e Sensus mostraram recuperação
Na semana passada, duas pesquisas nacionais mostraram que a queda na popularidade do governo e do presidente já havia estancado e a avaliação positiva de Lula voltou a subir.
A pesquisa divulgada na segunda-feira passada pelo Instituto Sensus mostrou que a avaliação positiva do governo do presidente subiu 7,4 pontos percentuais, oscilando de 62,4%, em março, para 69,8%. O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT). Na pesquisa anterior , a aprovação ao governo havia registrado queda de 10 pontos.
De acordo com o diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, a melhoria na avaliação pode ser atribuída à percepção mais positiva da população em relação à crise financeira global. Segundo ele, em março, a crise era mais sentida, com maior nível de desemprego. Nos últimos dois meses, porém, a população viu o governo lidando melhor com a turbulência.
A sondagem mostrou ainda que a pré-candidata do PT à sucessão presidencial, Dilma Rousseff, reduziu a diferença para seu concorrente principal, o governador paulista José Serra (PSDB).
De acordo com a pesquisa, 23,9% classificaram a gestão Lula como regular e 5,8% como negativa. Em março, essas parcelas correspondiam a 29,1% e 7,6%, respectivamente.
Na mesma semana que a Sensus divulgou seu levantamento, o Datafolha confirmou a recuperação da popularidade do governo Lula.
Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na semana passada, a aprovação do presidente voltou a atingir patamar recorde, de 69% de ótimo e bom e 6% de ruim e péssimo.
Da redação,
com agências